Mulher zonza - Tontura pode ser anemia?

Tontura e anemia frequentemente andam juntas, uma vez que o baixo nível de oxigênio no sangue, típico nesse quadro, pode desencadear esse sintoma. No entanto, essa relação deve ser investigada, pois a tontura está relacionada a diversas outras causas, assim como a anemia geralmente traz uma série de outros sintomas.

Você já deve ter ouvido alguém dizer a uma pessoa com tontura que ela pode estar anêmica. A associação é verdadeira: além do cansaço e da palidez, a tontura também pode ser um sintoma de anemia.

A tontura, neste caso, é resultado da diminuição da concentração de oxigênio no sangue e pode ser perigosa quando se manifesta de forma aguda, aumentando, inclusive, o risco de quedas e outros acidentes.

Mas não se engane, nem sempre a tontura é causada pela anemia. Esse sintoma é muito comum e está presente em diversas condições de saúde que merecem atenção.

Neste artigo, explico mais profundamente como e porque a anemia pode causar tontura, quais outros sintomas estão associados a essa doença e quando é hora de procurar atendimento médico.

Conteúdo:

O que é anemia?

A anemia é uma doença multifatorial que altera a atividade de uma das mais importantes proteínas de membrana das hemácias (células vermelhas do sangue): a hemoglobina, que capta moléculas de oxigênio, vindas da respiração, e distribui para todas as células do corpo. 

Todas as células do corpo precisam de oxigênio para produzir a energia. Na anemia, a capacidade da hemoglobina de captar oxigênio diminui, fazendo com que a taxa geral de oxigenação do sangue caia e as células não sejam capazes de produzir energia adequadamente.

Nem sempre, porém, essa alteração se dá por questões alimentares ou doenças. Como a hemoglobina é uma proteína típica da hemácia, a anemia também pode ser resultado da falta dessas células, como em sangramentos muito prolongados e intensos.

Quem tem anemia sente tontura?

Nem todas as pessoas com anemia sentem tontura, mas este é sim um sintoma vivenciado por muitas delas. O paciente, porém, diante da fraqueza e da instabilidade típicas do quadro, pode descrever esses sintomas tontura.

A anemia também causa cansaço, devido à menor disponibilidade de energia, e palidez na pele e nas mucosas, já que a hemoglobina contém ferro, o elemento que confere a cor vermelha do sangue.

Outros sintomas também observados em quadros de anemia são:

  • indisposição;
  • falta de ar;
  • dificuldade de concentração;
  • sonolência;
  • taquicardia.

Como já comentei, a anemia não está necessariamente ligada a uma dieta inadequada, pobre ou ausente em ferro, por exemplo. Diversas outras condições podem levar ao desenvolvimento dessa condição. 

A anemia pode ser causada por doenças renais, câncer e outros tipos de deficiências nutricionais, como falta de vitamina B12 ou ácido fólico (desencadeada, por exemplo, por perda de sangue aguda devido a acidentes ou cirurgias). Também devemos cogitar condições genéticas, como talassemia e anemia falciforme.

O que é tontura?

Dentro e fora do contexto da anemia, a tontura é um sintoma que pode ser bastante desconfortável, provocando uma sensação de instabilidade, desequilíbrio ou leveza incômoda na cabeça. 

Um relato comum em pacientes com tontura é a sensação de desmaio iminente, quando parece que estamos perdendo os sentidos e vamos cair. Também pode se apresentar como uma sensação de cabeça zonza, que pode causar desequilíbrio ou falta de estabilidade ao caminhar ou ficar em pé.

A tontura pode ser circunstancial, como quando nos levantamos muito rápido e sentimos que vamos desmaiar, e em casos de desidratação e hipoglicemia.

No entanto, quanto a tontura é um sintoma frequente ou constante, ela pode estar associada a condições mais complexas, como problemas no ouvido interno, distúrbios neurológicos, distúrbios cardiovasculares, efeitos colaterais de medicamentos e ansiedade. 

É importante lembrar que, além de ser um indicativo de doenças e alterações de saúde que merecem atenção, como a anemia, a tontura também aumenta os riscos de quedas e acidentes, que podem ser especialmente graves em idosos.

Doutora, será que a minha tontura pode ser anemia?

Como a relação entre má alimentação, anemia e tontura é muito difundida culturalmente, compreendo que você desconfie desse diagnóstico, quando todas essas condições estão associadas.

Contudo, o diagnóstico só é confirmado por meio de exames que atestem a diminuição nas hemácias ou na atividade da hemoglobina.

O hemograma é a principal ferramenta para detectar um quadro de anemia, e pode ser acompanhado de outros testes em exames de sangue, como dosagem de ferro, ferritina e transferrina, vitamina B12 e exame de fezes.

É importante identificar e tratar a anemia, já que a doença pode afetar a qualidade de vida dos portadores, além de prejudicar gradualmente outros sistemas do corpo, causando perda de peso, diminuição da imunidade e danos às células do organismo. 

Outra dúvida muito comum que recebo é sobre a influência dos alimentos na tontura. Será que o que você come pode causar ou piorar o sintoma? Explico essa questão no vídeo abaixo.

 

Sobre a Dra Nathália:

Já segue a Dra. Nathália no Instagram? Acompanhe as postagens e dicas da Dra. sobre tontura e zumbido:  

Agende uma consulta agora! A Dra Nathália está disponível para teleconsultas ou consultas presenciais em São Paulo: