diferença entre otorrino e otoneuro

O otorrinolaringologista trata problemas do ouvido, nariz, garganta e pescoço. O otoneurologista é um otorrino especializado em equilíbrio e audição, ou seja, no diagnóstico e tratamento de condições específicas como tontura, vertigem, zumbido e perda auditiva.

A otorrinolaringologia é uma área da medicina que inclui algumas subespecialidades, ou áreas de concentração, entre as quais a otoneurologia, que foca nos distúrbios do ouvido interno e das estruturas neurológicas associadas a ele.

Embora a tontura e o zumbido sejam sintomas muito comuns, o médico otoneurologista ainda é uma figura desconhecida por boa parte da população.

Neste artigo, esclareço as diferenças entre otorrino e otoneuro, abordando também suas atuações e quando procurá-los.  Continue a leitura!

Conteúdo:

O que faz um otorrinolaringologista?

A palavra “otorrinolaringologia” é composta por quatro palavras distintas, derivadas do grego e que refletem suas áreas de atuação específicas: “otós, que significa “ouvido”; “rhinos”, que significa “nariz”; “larynx”, ou “garganta”; e “logia”, que vem de logos e significa “estudo” ou “ciência”.

O otorrinolaringologista (otorrino), portanto, é o médico especializado no estudo, na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das condições que afetam ouvido, nariz, garganta, laringe e pescoço ‒ como rinite, sinusite, otite (“dor de ouvido”), amigdalite, faringite (“dores de garganta”), zumbido e Labirintite.

O que você talvez não saiba é que, dentro da otorrinolaringologia existem diversas especialidades que concentram seus esforços em algumas áreas ou sintomas, como a otoneurologia, especializada em tontura e zumbido no ouvido.

O que é um otoneurologista e quando consultá-lo?

Como dito, o otoneurologista é o otorrino que se dedica à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento das disfunções e doenças que afetam o equilíbrio e a audição. 

Recomendado para você:  Guia completo sobre zumbido no ouvido: o que é, tipos, causas, prevenção, diagnóstico, tratamentos e dúvidas comuns

Gosto de dizer que o otoneurologista é o médico que trata da “conversa” entre as estruturas do ouvido interno e do cérebro.

Esse especialista é geralmente procurado pelos pacientes diante de sintomas, como:

  • tontura;
  • vertigem;
  • quedas relacionadas;
  • zumbido no ouvido;
  • perda auditiva;
  • hiperacusia;
  • sensação de ouvido tapado;
  • dor de cabeça e tontura.

Frequentemente, os pacientes apresentam vários desses sintomas associados, sendo essa relação uma pista importante para o diagnóstico.

Observe que essas manifestações são de competência da otorrinolaringologia de maneira geral, entretanto, o otoneurologista pode oferecer uma investigação mais aprofundada dos sintomas.

Embora sejam queixas comuns, sintomas como tontura e zumbido podem estar presentes em quadros de difícil diagnóstico, e, por isso, o olhar de um especialista pode fazer toda a diferença.

Quais doenças são tratadas pelo otoneurologista?

O médico otoneurologista é qualificado para tratar uma enorme variedade de distúrbios e doenças. Entre os principais diagnósticos tratados, temos:

Otorrinolaringologista ou otoneurologista: com qual devo me consultar?

Normalmente, os pacientes chegam ao médico otoneurologista encaminhados por um médico otorrinolaringologista, que julga necessária a avaliação de um especialista para fechar um diagnóstico ou definir um tratamento mais eficaz.

Isso não significa, porém, que o paciente não pode procurar diretamente um otoneuro. Se você sofre com zumbido ou tontura, a orientação de um médico especialista no princípio é valiosa.

Em ambos os cenários, você passará por uma avaliação cuidadosa, que engloba a entrevista na consulta, checagem do seu histórico de saúde, avaliação médica e, se necessário, a realização de exames.

Recomendado para você:  Malformação de Chiari: tipos, causas, sintomas e tratamentos

Não espere que seus sintomas piorem para consultar um otorrinolaringologista ou otoneurologista. Quanto antes obter um diagnóstico, mais rápido você pode começar um tratamento e menos impacto terá em sua qualidade de vida.

Concluindo, a diferença entre otorrino e otoneuro é que o primeiro é um médico de atuação abrangente, especializado em distúrbios e doenças que afetam os ouvidos, nariz, laringe, garganta e pescoço. O otoneurologista, por sua vez, é o otorrino especialista em quadros que trazem, principalmente, o zumbido e a tontura como sintomas.

Quer saber mais? Confira nosso artigo como tudo sobre o assunto: Otoneurologia: conheça o médico que trata tontura e zumbido!

 


Sobre Dra Nathália Prudencio

Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista, especialista em tontura e zumbido. Saiba mais
Você confere orientações e dicas sobre esse e outros assuntos aqui no blog e também no Facebook, no Instagram e no YouTube.
A Dra Nathália está disponível para teleconsultas e consultas presenciais em São Paulo. Agende uma consulta pelo Doctoralia ou pelo WhatsApp!