Dra Nathalia Prudenio - Médica otorrinolaringologista especialista em tontura e zumbido em São Paulo

Buscando consulta em otoneurologia em São Paulo? Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista, disponível para atendimento de segunda a sábado, por teleconsulta e presencialmente, em São Paulo (consultórios em Moema e na região de Alphaville e Tamboré).

Você pode agendar a sua consulta pela plataforma Doctoralia ou pelo WhatsApp (clique no no botão abaixo).

Otoneurologista, o médico que trata tontura e zumbido

A otoneurologia conquista cada vez mais espaço na internet, na mídia e nas conversas do dia a dia, mas ainda é uma área desconhecida para muitas pessoas, inclusive por aqueles que precisam dela.

Frequentemente, os pacientes chegam até o médico otoneurologista encaminhados por outro médico, no intuito de oferecer ao paciente uma investigação mais aprofundada do seu caso.

O foco da otoneurologia são as estruturas do labirinto e suas relações com o sistema nervoso central (cérebro), ou seja, a “conversa” entre essas duas regiões e as possíveis disfunções e doenças associadas a ela.

O otoneurologista, porém, é mais conhecido como o médico que trata tontura e zumbido, embora aborde também vários outros tipos de condições e sintomas. 

Labirintite (tontura) e outros sintomas típicos

O otoneurologista é também muitas vezes chamado de “médico de labirintite”, pois popularmente as palavras tontura e labirintite são usadas de maneira intercambiável.

Vários outros tipos de manifestações, porém, são de competência desse médico, como a vertigem (que é caracterizada pela sensação de perceber o ambiente ou próprio corpo balançar ou girar), desequilíbrio (quando é difícil manter a estabilidade corporal, em alguns casos levando a quedas), sensação de cabeça zonza (sensação de leveza ou flutuação na cabeça, às vezes comparada à iminência de desmaio), náuseas, vômitos, bem como visão turva ou embaçada.

Esses sintomas podem estar associados a várias condições médicas, sendo algumas das principais:

Zumbido e sintomas associados 

O otoneurologista é o especialista mais qualificado para investigar as causas e definir estratégias de tratamento para o zumbido no ouvido.

Basicamente, o zumbido é descrito como a percepção de um som na ausência de estímulos sonoros externos, podendo variar em intensidade, tonalidade, duração e frequência.

Além do zumbido em si, os pacientes frequentemente relatam sintomas associados que contribuem para o desconforto, como a sensação de plenitude auricular (pressão ou obstrução nos ouvidos), perda auditiva e hiperacusia (sensibilidade aumentada a sons moderados).

O zumbido também pode estar presente em quadros que causam tontura como sintoma, sendo desencadeado também por:

  • perda auditiva (geralmente causada por exposição a sons intensos, envelhecimento ou doenças);
  • lesões no ouvido interno;
  • cerume impactado;
  • infecções;
  • Problemas articulares ou musculares ao redor do ouvido.

Otoneurologista em São Paulo: Dra Nathália Prudêncio 

Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista, especialista em tontura e zumbido no ouvido, em São Paulo.

É graduada em medicina pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com residência em otorrinolaringologia pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). É especialista em otorrinolaringologia e cirurgia cérvico facial pela ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial) e especialista em otoneurologia e Mestre pela UNIFESP-EPM (Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo).

Reconhecida pela qualidade e pela humanidade, Dra. Nathalia Prudencio possui um Certificado de Excelência na plataforma Doctoralia e conta com mais de 400 avaliações positivas em seu perfil.

Além da prática clínica, compartilha seu conhecimento e experiência através de conteúdos informativos sobre tontura e zumbido em seu blog, no Instagram e no YouTube, além de contribuir com entrevistas em diversos veículos de mídia da internet e da TV. 

Se você procura um otoneurologista, agende uma consulta agora mesmo!