Dor na nuca e labirintite (tontura): o que pode ser?
Dor na nuca e labirintite (tontura) associadas podem indicar Enxaqueca Vestibular, problemas na coluna cervical, bem como disfunções na musculatura do pescoço. O médico deve confirmar a relação entre os dois sintomas e investigar outros fatores para confirmar o diagnóstico.
A dor na nuca ou pescoço pode estar ligada a diversos quadros, desde problemas musculares ao aumento repentino da pressão arterial. Merece atenção o paciente que apresenta o sintoma associado à tontura, o que nos faz pensar em alterações no sistema vestibular, que é o responsável pelo nosso equilíbrio.
Devo alertar que, independentemente dos sintomas associados, é recomendável procurar atendimento médico de urgência quando a dor é incapacitante ou é acompanhada de febre alta e vômitos, ok?
Quando a tontura está presente no quadro, o paciente é geralmente encaminhado a um otorrinolaringologista, que deve ser consultado mesmo quando a dor na nuca e a “labirintite” (termo usado popularmente para descrever a tontura) são brandas.
Neste artigo, esclareço esse quadro e apresento as principais doenças que podem trazer esses dois sintomas associados, além de orientações gerais para o paciente. Vem comigo!
Conteúdo:
Dor na nuca e labirintite (tontura): o que pode ser?
Dor na nuca e tontura são sintomas observados em alguns pacientes com Enxaqueca Vestibular, alterações cervicais ou disfunções musculares na região do pescoço.
Antes, porém, o médico deve verificar se os sintomas têm mesmo uma causa comum ou são decorrentes de problemas isolados. Existem várias alterações e doenças que provocam dores na nuca, como:
- problemas musculares: geralmente causados por má postura, excesso de exercício, contratura, distensão ou torcicolo;
- enxaqueca: quando a dor de cabeça irradia para outras regiões do corpo, como nuca, ombros e costas;
- aumento da pressão arterial: sintoma típico em pacientes com hipertensão não tratada ou pessoas saudáveis que experimentam um aumento repentino da pressão.
A tontura, por sua vez, também é um sintoma comum em diversos quadros, sendo os principais deles:
- VPPB: Vertigem Posicional Paroxística Benigna, conhecida também como “tontura dos cristais”;
- Enxaqueca Vestibular: quadro de tontura que surge associado à dores de cabeça, muito comum em mulheres adultas com histórico de enxaqueca;
- Vertigem Fóbica: caracterizada por crises de tontura, instabilidade ou visão nebulosa que acontecem em determinados tipos de ambientes ou situações;
- Neurite Vestibular: inflamação do nervo que transmite sinais elétricos relacionados ao equilíbrio entre o ouvido interno e o cérebro.
E essas são apenas algumas possibilidades, quando analisamos os sintomas de forma isolada. Mas e quando a dor na nuca e a tontura se manifestam juntas?
Quais são as principais doenças que trazem esses sintomas juntos?
Como citei, a Enxaqueca Vestibular e as disfunções cervicais e musculares são nossas principais suspeitas quando o paciente se queixa de dor na nuca e tontura. É hora de você saber um pouco mais sobre esses quadros.
Enxaqueca Vestibular
A Enxaqueca Vestibular, muito comum em mulheres em idade fértil ou no pós menopausa, é o quadro em que a tontura surge como parte dos sintomas da enxaqueca ― o sintoma mais comum da enxaqueca é caracterizada por uma dor pulsante ou latejante, geralmente, de um lado da cabeça ou próximo aos olhos, que vem associada a náusea e maior intolerância a som e a luz.
Cada quadro, porém, é único, e as pessoas costumam apresentar sintomas ligeiramente diferentes. Não são raros os pacientes com Enxaqueca Vestibular que relatam desconforto ou dor na nuca durante ou após as crises.
Tontura de origem cervical ou relacionada a problemas musculares no pescoço
Alterações na coluna cervical ou problemas musculares na região do pescoço podem causar dor na nuca, que podem, também, estar relacionados à tontura.
Quando há disfunções ou lesões nas estruturas cervicais, como vértebras, discos intervertebrais, músculos ou ligamentos, podem ocorrer compressões nas estruturas cervicais como em nervos periféricos, levando à dores no pescoço e na nuca.
Quando a tensão muscular afeta músculos e tecidos próximos à orelha, o sistema vestibular (relacionado ao equilíbrio) também pode ser afetado, uma vez que pode haver comprometimento de sensores na região do pescoço responsáveis por informar a posição da nossa cabeça. Além disso, os músculos do pescoço desempenham um papel importante na manutenção da postura.
Quando e qual médico consultar?
Sempre que o paciente apresenta algum tipo de tontura, mesmo que associada a outros sintomas, é recomendável consultar um otorrinolaringologista. Caso seja necessária a avaliação de outro profissional da saúde, o otorrino fará esse encaminhamento.
Há, porém, uma subárea da otorrinolaringologia chamada de otoneurologia, que se dedica às disfunções e doenças causadoras de tontura e zumbido. Para um diagnóstico mais aprofundado, portanto, considere consultar um otoneurologista.
Ainda em relação à tontura (ou “labirintite”, como dizem), o que deve estar claro em sua mente é que ela é um sintoma, não uma doença. Isso significa que sempre haverá uma causa para o seu surgimento e é essa causa que deve ser tratada.
Quanto à dor na nuca, como explicado, devemos avaliar se há, de fato, uma relação com a tontura e, assim, providenciar o tratamento conjunto ou paralelo. De maneira geral, é necessária atenção quando a dor surge junto a tontura ou quando ela permanece de forma contínua por mais de 48 horas.
Para finalizar, quero deixar claro que as informações deste texto são de caráter meramente informativo. Caso você ou alguém próximo esteja sofrendo com dor na nuca e tontura, não deixe de consultar um médico!
Gostou do conteúdo e deseja ficar por dentro de outras dicas e assuntos sobre tontura e zumbido? Então acompanhe meu trabalho também pelo Instagram e pelo YouTube!