Hipotireoidismo causa tontura e zumbido?
O hipotireoidismo pode causar tontura e zumbido devido à desaceleração do metabolismo e alterações na circulação sanguínea. A tontura e o zumbido gerados por falta de hormônios tireoidianos podem ser tratados com reposição hormonal e há melhora dos sintomas geralmente em até 8 semanas.
O hipotireoidismo é uma condição que pode afetar uma série de funções do corpo humano, tornando processos metabólicos mais lentos e impactando diversos sistemas, incluindo o sistema auditivo e o equilíbrio.
Isso contribui para o aparecimento de sintomas, como tontura e zumbido no ouvido, embora essas manifestações possam estar relacionadas a outras causas.
Neste texto, eu exploro como o hipotireoidismo pode desencadear esses sintomas, suas possíveis consequências e mostro um pouco sobre o tratamento adequado para esse quadro. Vamos lá?
Conteúdo:
- O que é hipotireoidismo?
- Hipotireoidismo causa tontura?
- Hipotireoidismo causa zumbido?
- Hipotireoidismo tem tratamento?
O que é hipotireoidismo?
Em linhas gerais, o hipotireoidismo é uma síndrome metabólica clínica em que glândula tireóide, uma estrutura localizada no pescoço, apresenta uma produção insuficiente de hormônios.
A tireoide produz principalmente dois hormônios: Tiroxina (T4) e Triiodotironina (T3), que são produzidos a partir do iodo presente na alimentação.
Enquanto o T4 é o principal hormônio produzido pela tireoide e circula no sangue em maior quantidade, ele tem uma ação mais fraca que o T3, sendo normalmente convertido em T3 nos tecidos do corpo, onde exerce seus efeitos. Já o T3, a forma ativa do hormônio, regula o metabolismo, acelerando o consumo de oxigênio pelas células e promovendo a produção de calor.
Além disso, esses hormônios participam do desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso, especialmente durante a infância, aumentam a frequência cardíaca e a força de contração do coração, influenciando a circulação sanguínea, e impactam o controle do colesterol e os sistemas digestivo e nervoso.
Como esses hormônios são essenciais para o funcionamento adequado de várias funções metabólicas do corpo, quando a tireoide não produz o suficiente, o metabolismo do organismo desacelera, afetando, entre outras coisas, a função cardiovascular.
O hipotireoidismo pode ainda ser primário, quando ocorre devido à falência da própria glândula tireoide, ou secundário, quando é causado por problemas em outras glândulas, como a hipófise.
Hipotireoidismo causa tontura?
Sim, a tontura pode ser um sintoma do hipotireoidismo, justamente devido à redução na produção de energia celular, o que pode afetar o consumo de energia dos tecidos, incluindo aqueles responsáveis pelo equilíbrio.
Essa alteração pode prejudicar o funcionamento do labirinto (estrutura no ouvido interno responsável pelo equilíbrio) e do sistema nervoso, resultando em tontura.
A tontura associada ao hipotireoidismo pode ser mais evidente em momentos de esforço físico ou em situações que exijam uma maior adaptação do corpo à mudança de posição.
Vale destacar que existem alguns estudos que sugerem que o hipotireoidismo pode ser um fator que favorece a recorrência da VPPB (vertigem posicional paroxística benigna), popularmente chamada de tontura dos cristais.
Hipotireoidismo causa zumbido?
O hipotireoidismo pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de zumbido no ouvido, mas não é um sintoma tão recorrente.
O hipotireoidismo pode afetar a microcirculação de estruturas do ouvido interno, que são fundamentais para a percepção auditiva e essa redução da circulação, bem como a falta de oxigenação também podem contribuir para a manifestação desse sintoma auditivo.
Além do zumbido, o hipotireoidismo pode causar outros problemas auditivos, como perda auditiva, sugerindo que o problema pode afetar tanto a cóclea (parte sensorial da audição) quanto as vias auditivas centrais.
Na contramão, o hipertireoidismo pode gerar um fluxo maior de sangue através da veia jugular, que passa pelo ouvido médio, contribuindo para o surgimento de zumbido em alguns pacientes.
Hipotireoidismo tem tratamento?
A principal abordagem para o hipotireoidismo consiste na reposição do hormônio tireoidiano, com o uso de levotiroxina, um medicamento sintético que repõe os hormônios T3 e T4 no organismo. A dose de levotiroxina deve ser ajustada de acordo com a idade, peso e condições clínicas do paciente.
Após o início do tratamento, uma melhora significativa geralmente aparece em seu quadro em cerca de 8 semanas, mas o tratamento deve ser feito de forma contínua e o quadro tireoidiano deve ser monitorado regularmente por um endocrinologista para garantir que os níveis hormonais permaneçam dentro da faixa adequada.
O controle eficaz do hipotireoidismo pode ajudar a reduzir os sintomas de tontura e zumbido, além de melhorar a qualidade de vida do paciente.