Mulher com dor na nuca e labirintite (tontura)

Dor na nuca e labirintite (tontura) são sintomas observados em pacientes com pressão alta, problemas na coluna cervical, alterações na musculatura do pescoço e também em quadros de Enxaqueca Vestibular. Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista e está disponível para atendimento por teleconsulta e presencialmente, em São Paulo.

Tontura e dor na nuca são sintomas muito comuns e estão presentes em várias condições de saúde. Diante deles, podemos pensar em diversas possibilidades, desde um aumento repentino e pontual da pressão arterial a quadros crônicos, como a Enxaqueca Vestibular.

Somente a avaliação médica adequada pode estabelecer um diagnóstico confiável para, a partir dele, definir a melhor estratégia de tratamento disponível.

Continue a leitura para saber mais.

Conteúdo:

Dor na nuca e tontura: o que pode ser?

Primeiramente, é preciso descobrir se a dor na nuca e a tontura estão associadas, ou seja, se as duas manifestações têm uma causa comum.

A dor na nuca, isoladamente, pode indicar:

  • pressão arterial elevada;
  • enxaqueca (cuja dor se irradia para essa região);
  • alterações musculares (causadas por má postura, distensões ou torcicolo, por exemplo).

A tontura, por sua vez, está presente nos mais diversos quadros de saúde. Entre os mais comuns, temos:

  • VPPB (famosa “tontura dos cristais);
  • Enxaqueca Vestibular;
  • Vertigem Fóbica;
  • Neurite Vestibular;
  • Doença de Ménière.

Em pacientes com problemas na coluna cervical ou alterações musculares na região do pescoço, podemos observar, em alguns casos, a tontura e a dor (ou sensação de aperto) na nuca associadas. A Enxaqueca Vestibular — quadro de enxaqueca com tontura associada — é também uma causa provável para o surgimento dos dois sintomas de forma conjunta.

Recomendado para você:  Exame para Labirintite: quais são solicitados, como é feito o diagnóstico e por que eles não dizem tudo

O que é Enxaqueca Vestibular?

A Enxaqueca Vestibular é um diagnóstico muito comum, especialmente em mulheres em idade fértil ou no pós menopausa. Nesse quadro, a tontura se manifesta como um sintoma associado à enxaqueca.

Embora a dor de cabeça da enxaqueca ocorra geralmente próxima aos olhos, em um só lado da cabeça, muitos pacientes experimentam desconforto ou dor na nuca, durante e após as crises.

Vários outros fatores precisam ser levados em conta para fechar esse diagnóstico, mas essa é uma suspeita importante, especialmente em pessoas que se enquadram nos grupos mais suscetíveis.

Enxaqueca e Tontura: Entenda a Enxaqueca Vestibular | Dra Nathália Prudencio

Médica especialista em tontura em São Paulo

Em todos os quadros em que a tontura é considerada um sintoma importante, é recomendável consultar um médico otorrinolaringologista ou um otoneurologista — otorrino especialista em tontura e zumbido no ouvido.

Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista e está disponível para atendimento por teleconsulta ou presencialmente em Moema e também na região de Alphaville e Tamboré, São Paulo.

Você pode agendar a sua consulta pela plataforma Doctoralia ou pelo WhatsApp (clique no no botão abaixo).

Saiba mais:

 


Você confere orientações e dicas sobre esse e outros assuntos aqui no blog e também no Facebook, no Instagram e no YouTube.