Dra Nathalia Prudenio - Médica otorrinolaringologista especialista em tontura e zumbido em Alphaville e Tamboré

Em busca de opções de tratamento para tontura ou labirintite em Alphaville e Tamboré? 

A Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista e atua no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de diferentes quadros de tontura, como Labirintite, VPPB (tontura dos cristais) e TPPP (vertigem fóbica).

O atendimento está disponível de segunda à sábado, e você pode agendar a sua consulta pela plataforma Doctoralia ou pelo WhatsApp (clique no no botão abaixo).

Quais são as principais causas de tontura?

A tontura, também chamada vulgarmente de “labirintite”, é um sintoma, não uma doença. Isso significa que existem diversos quadros que trazem esse tipo de manifestação e o tratamento é definido de acordo com o diagnóstico fechado pelo médico.

Entre as causas mais frequentes no consultório, temos:

É muito importante observar as características da sua tontura (se é uma desorientação ou uma sensação de ver tudo girar, se é constante ou frequente, se há gatilhos envolvidos etc.) e verificar se há outros sintomas associados, como dor de cabeça ou zumbido no ouvido.

Quando procurar um médico?

A tontura nem sempre é um sinal de doenças. Alterações corriqueiras, como uma queda de pressão, podem desencadear esse tipo de manifestação. Entretanto, quando a tontura é recorrente ou se mantém por longos períodos, é importante investigar.

O médico mais indicado para realizar o diagnóstico da tontura é o otorrinolaringologista, mas você pode obter uma avaliação mais precisa com um otoneurologista, que é o otorrino especializado em tontura.

Recomendado para você:  Acufenometria: o que é e as principais dúvidas sobre o exame

Quais são as opções de tratamento para a tontura?

Como a tontura é um sintoma, devemos, portanto, tratar a sua causa principal e fatores indiretos que podem estar associados com o seu surgimento ou piora.

Na VPPB, por exemplo, o tratamento é realizado em consultório por meio da manobra de reposicionamento dos otólitos, um procedimento muito simples e eficaz na quase totalidade dos casos. Por outro lado, quando detectamos sinais de infecção, devemos proceder de acordo com esse tipo de evento. Há também quadros crônicos, como a Enxaqueca Vestibular, que requerem acompanhamento contínuo, entre vários outros exemplos.

Como você vê, é fundamental consultar um médico otorrinolaringologista para obter um diagnóstico seguro que definirá a melhor abordagem disponível para o seu quadro, especificamente.

Quem é Dra Nathália Prudencio?

Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista, especialista em tontura e zumbido no ouvido.

Formação

Dra Nathália Prudencio é formada em medicina pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), tem residência médica em otorrinolaringologia pela UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), é especialista em otorrinolaringologia e cirurgia cérvico facial pela ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial) e especialista em otoneurologia pela UNIFESP-EPM (Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo).

Avaliações

Dra Nathalia tem Certificado de Excelência na plataforma Doctoralia e conta com mais de 300 avaliações positivas em seu perfil.

Confira, também, o perfil da Dra Nathália Prudencio no Google!

Onde encontrar a Dra Nathália Prudencio?

Além de atuar como médica, Dra Nathália também publica conteúdos sobre tontura e zumbido em seu blog, no Instagram e no YouTube. Atende por teleconsulta e também presencialmente em seus consultórios em Moema, São Paulo, e na região de Alphaville e Tamboré.

Recomendado para você:  Quais são as causas da Labirintite? É Labirintite mesmo?

Se você procura opções de tratamento para tontura em Alphaville e Tamboré, agende uma consulta!