otoneurologista - otoneurologia

A otoneurologia tem como foco as estruturas do labirinto e suas conexões com o sistema nervoso central. O médico otoneurologista atua na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de disfunções e doenças associadas à tontura, ao desequilíbrio, à vertigem, ao zumbido e à perda auditiva.

Você já ouviu falar em otoneurologia?

Pois é. Essa especialidade da medicina tem sido cada vez mais procurada por pacientes que se queixam de tontura e zumbido no ouvido, mas ainda é pouco conhecida pelo grande público.

Na maioria das vezes, as pessoas só tomam conhecimento da área quando são encaminhadas por outro médico — geralmente o otorrinolaringologista — por necessitarem de um diagnóstico e um acompanhamento mais aprofundado.

Se você pretende consultar um otoneurologista ou descobriu a área e quer saber mais sobre ela, você chegou ao lugar certo. Neste texto, trago uma visão geral sobre essa especialidade da medicina, sua abordagem e quando procurar um otorrino especialista em zumbido e tontura. Vamos lá? 

Conteúdo:

O que é otoneurologia?

A otoneurologia é a área da otorrinolaringologia dedicada ao estudo das estruturas, funções e doenças relacionadas à tontura e à alterações auditivas, como perda de audição e zumbido no ouvido. 

Gosto de dizer que a área trata da “conversa” entre as estruturas que estão dentro do nosso cérebro e as estruturas que estão dentro do nosso ouvido, e que, juntas, desempenham papel fundamental no nosso equilíbrio e na nossa audição.

O grande foco da otoneurologia é o sistema vestibular, que compreende uma série de componentes do ouvido interno relacionados ao nosso equilíbrio e à nossa orientação espacial.

Entre várias outras causas, sintomas como tontura e zumbido são frequentemente desencadeados por alterações nessas estruturas ou na condução dos estímulos nervosos entre elas e o cérebro, sendo também possível a influência de fatores neurológicos no quadro. 

Sabemos hoje, por exemplo, que pacientes com zumbido no ouvido apresentam uma maior atividade em determinadas regiões do cérebro que estão relacionadas à audição. 

A otoneurologia é uma área que tem se expandido rapidamente, apresentando novidades frequentes no funcionamento de estruturas relacionadas, no entendimento de doenças e no desenvolvimento de novos tratamentos.

O que trata o médico otoneurologista?

O otoneurologista é muito mais do que um “médico para labirintite” ou um “especialista em ouvido”. Ele pode utilizar vários procedimentos para avaliar os sistemas auditivo e vestibular do paciente, assim como para investigar possíveis relações entre os sintomas e o sistema nervoso central (cérebro).

A avaliação médica otorrinolaringológica é essencial, mas nem sempre exames complementares serão necessários para fechar o diagnóstico do paciente. 

Até o momento, não existem exames específicos capazes de determinar com precisão o diagnóstico da causa da tontura do paciente, mas exames complementares podem ser utilizados para nos dar pistas sobre a causa da doença. Por isso, a avaliação clínica do paciente, ou seja, o seu histórico de saúde e a história que ele conta na consulta, é fundamental para o diagnóstico. 

Quais são as principais doenças tratadas na otoneurologia?

Como destacado, a tontura e o zumbido são sintomas investigados em profundidade pela otoneurologia e podem estar relacionados a diversos tipos de alterações no organismo, incluindo doenças como:

Ressalto que existem vários outros tipos de disfunções e doenças que acometem as áreas de investigação da otoneurologia. 

O zumbido no ouvido, por exemplo, é um sintoma importante que pode estar associado a diferentes causas e fatores agravantes, e o otoneurologista é o especialista ideal para providenciar um diagnóstico preciso e uma estratégia de tratamento eficaz para o problema.

Qual a diferença entre um otorrinolaringologista e um otoneurologista?

Como dito, a otoneurologia está inserida na otorrinolaringologia, embora também estabeleça uma ponte com a neurologia.

A otorrinolaringologia é a especialidade médica dedicada às diversas alterações e doenças que acometem o ouvido, o nariz e a garganta, bem como estruturas relacionadas, como a cabeça e o pescoço.

A otoneurologia, por sua vez, é uma divisão da otorrinolaringologia que aborda, de maneira aprofundada, as estruturas e as alterações relacionadas ao equilíbrio corporal e o sistema auditivo.

Entre outros fatores, essa área tem se tornado especialmente relevante, pois o diagnóstico das doenças que afetam esses sistemas é frequentemente desafiador. Os quadros são muito variáveis e, geralmente, há diferentes fatores associados, exigindo estratégias de tratamento personalizadas e, muitas vezes, multidisciplinares.  

Quando procurar um otoneurologista?

Mas, afinal, quando devo procurar um otoneurologista?

Embora esse especialista seja geralmente indicado por outro médico que detecta algum problema de competência da otoneurologia, ele pode ser consultado imediatamente pelo paciente com queixas de sintomas, como:

  • tontura (desequilíbrio, desorientação espacial ou tontura ao levantar, por exemplo);
  • vertigem (sensação de ver tudo girar ou balançar);
  • quedas recorrentes (associadas à tontura e à vertigem);
  • zumbido no ouvido (ouvir um som sem nenhuma fonte de estímulo externa);
  • alterações auditivas (como perda de audição ou sensação de ouvido tapado);
  • desconfortos no ouvido (como coceira, dor, secreção ou inchaço).

Tendo em vista o enorme leque de doenças e alterações relacionadas a esses sintomas e a frequente necessidade de tratamentos personalizados para reversão ou habituação do paciente a incômodos, como o zumbido no ouvido, é de enorme importância consultar um especialista.

Em muitos casos, outras especialidades médicas são envolvidas no tratamento, como a fonoaudiologia, a fisioterapia, a odontologia e a psiquiatria.

É importante reforçar que, especialmente na otoneurologia, a história contada pelo paciente em consultório ou em teleconsulta é determinante para o diagnóstico, por isso, é fundamental ser detalhista e claro com o seu médico sobre a sua experiência. 

Caso apresente um ou mais sintomas citados e queira realizar uma investigação aprofundada de suas causas, não deixe de consultar um otoneurologista!

 

Sobre a Dra Nathália:

Já segue a Dra. Nathália no Instagram? Acompanhe as postagens e dicas da Dra. sobre tontura e zumbido:  

Agende uma consulta agora! A Dra Nathália está disponível para teleconsultas ou consultas presenciais em São Paulo: