Tímpano perfurado: causas, fatores de risco, sintomas e o que fazer?
A perfuração timpânica costuma acontecer de forma repentina, assustando pacientes e envolvidos. Algumas situações aumentam o risco de ruptura do tímpano, como infecções, mudanças intensas de pressão e traumas. Embora demande alguns cuidados especiais e acompanhamento, o tímpano perfurado tende a cicatrizar naturalmente.
Conhecido também como membrana timpânica, o tímpano é uma estrutura delicada que não apenas transforma as ondas sonoras em vibrações mecânicas, como também protege as partes internas do ouvido contra infecções ou lesões.
Quando o tímpano é perfurado, uma série de consequências podem surgir, impactando a audição e a saúde do ouvido de forma geral, e demandando atendimento e o acompanhamento por um otorrino ou otoneurologista.
A perfuração do tímpano pode assustar quando acontece, especialmente por ser normalmente brusca e causar uma dor aguda imediata associada à perda auditiva.
Escrevi este artigo para explicar melhor este quadro, as possíveis consequências de ter o tímpano perfurado e como proceder nesse tipo de situação.
Conteúdo:
Para que serve o tímpano?
O tímpano é composto por uma película extremamente fina e delicada localizada no ouvido, que atua na audição, na proteção das estruturas internas do sistema auditivo e na percepção das variações de pressão atmosférica.
Essa pequena membrana elástica é responsável por transformar as ondas sonoras que chegam ao ouvido em vibrações mecânicas, essenciais para a percepção do som ‒ ou seja, quando o som viaja pelo ar e entra no canal auditivo, atinge primeiramente o tímpano, que vibra de acordo com a frequência e a intensidade das ondas.
Essas vibrações são então transmitidas para um conjunto de ossículos – martelo, bigorna e estribo – localizados no ouvido médio, que transmitem o som e o conduzem até o ouvido interno, onde é transformado em impulsos nervosos que, por sua vez, são conduzidos para o cérebro por meio da cóclea e do nervo auditivo.
Além de sua função sonora, o tímpano também oferece uma proteção importante para o ouvido médio e interno. Por ser uma barreira no canal auditivo, ele impede a entrada de partículas, água, microorganismos e quaisquer corpos estranhos com potencial para causar infecções ou danos às estruturas mais sensíveis do ouvido.
O que pode fazer com que o tímpano seja perfurado?
A perfuração do tímpano é um evento mais comum do que se imagina, geralmente repentino e perceptível pelo próprio paciente. Entre os motivos mais comuns, os traumas diretos se destacam.
Esses traumas podem ocorrer devido a pancadas na região da cabeça, acidentes e até mesmo agressões físicas, explosões ou exposição a ruídos extremamente altos, que resultam em danos à delicada membrana que protege o ouvido.
Além dos traumas, a inserção de objetos estranhos no ouvido é uma causa frequente de perfuração, incluindo hastes flexíveis (como cotonetes), lápis ou qualquer outro objeto, bem como infecções no ouvido — mais especificamente as otites médias, que costumam gerar acúmulo de pus e pressão.
Mudanças rápidas de pressão, como as experimentadas durante mergulhos em profundidade, também podem ser responsáveis pela perfuração do tímpano, um fenômeno conhecido como barotrauma.
Como saber se estou com o tímpano perfurado?
Os sintomas do tímpano perfurado são parecidos com os sintomas de muitas condições que afetam os ouvidos médio e interno, com duas diferenças determinantes: o início dos sintomas é brusco e normalmente o paciente está em uma das situações de risco para o tímpano ‒ traumas mecânicos, infecções ou mudanças bruscas de pressão (barotrauma).
Dependendo das causas, a perfuração do tímpano pode provocar:
- dor de ouvido intensa e súbita, que pode diminuir após a perfuração;
- perda auditiva parcial ou sensação de ouvido tampado no lado afetado;
- zumbido ou ruídos no ouvido;
- secreção de líquido ou pus, que pode ser claro ou amarelado, em casos de infecção;
- tontura ou vertigem, especialmente se o ouvido interno for afetado;
- sangramento ocasional, principalmente quando a perfuração é causada por trauma.
O que acontece se perfurar o tímpano?
Não é difícil entender por que o tímpano é tão importante, principalmente para a audição, não é mesmo?
Considerando sua dinâmica de funcionamento e suas funções, a perfuração do tímpano pode provocar dor aguda e perda auditiva parcial e zumbido no ouvido. A perfuração também deixa o ouvido médio vulnerável a infecções, já que a membrana timpânica, que normalmente serve de barreira protetora, está comprometida.
Dependendo da gravidade, o tímpano pode cicatrizar sozinho em algumas semanas, mas se não houver melhora espontânea podem ser necessários outros tratamentos.
Como é feito o diagnóstico do tímpano perfurado?
O diagnóstico de um tímpano perfurado é um processo que envolve uma avaliação clínica detalhada, geralmente realizada por um otorrinolaringologista, em que se aborda a história clínica do paciente e os sintomas apresentados.
Após essa etapa inicial, o exame físico é realizado com auxílio de um otoscópio, instrumento com formato do canal auditivo, dotado de uma fonte de luz e uma lente, que permite ao médico visualizar o canal auditivo e o tímpano, identificando sinais de perfuração, inflamação ou infecção.
Especialmente se há confirmação do tímpano perfurado, testes de audição podem ser realizados para avaliar a extensão da perda auditiva e entender se é uma perda auditiva condutiva, resultante da perfuração da membrana, ou se outras estruturas também foram afetadas e a perda auditiva é neurossensorial.
Tímpano perfurado tem cura?
Sim, o tímpano perfurado tem uma alta taxa de cura e, na maioria das situações, a membrana timpânica cicatriza por conta própria em algumas semanas ou meses. Esse processo natural de cicatrização é favorecido por cuidados adequados, como a manutenção do ouvido seco e a prevenção de infecções.
A recuperação, no entanto, pode ser mais complicada em infecções persistentes ou quando a perfuração é extensa. Nestes casos, é importante buscar acompanhamento médico, pois a infecção pode causar complicações adicionais e prejudicar a cicatrização.
Embora a maioria dos casos de perfuração timpânica resulte em cicatrização completa, algumas pessoas podem experimentar perda auditiva persistente ou outros problemas auditivos, como zumbido, principalmente se a cadeia de ossículos ou estruturas internas do ouvido também tiver sido danificada.
Em todos os casos, é fundamental buscar atendimento médico em caso de suspeita de tímpano perfurado para descobrir a gravidade da lesão e ser orientado sobre as melhores medidas a serem tomadas, ok?