Confira 7 cuidados para tomar com o seu aparelho auditivo
Para garantir que seu aparelho auditivo funcione corretamente e tenha uma vida útil prolongada, é essencial adotar alguns cuidados, como higienizá-lo diariamente, proteger do calor e da umidade, manusear com cuidado e fazer o devido controle com o fonoaudiólogo.
Os aparelhos auditivos são um marco na vida de pacientes que lidam com perda auditiva, e contribuem para a qualidade de vida de milhões de pessoas.
Entretanto, é bom lembrar que esses dispositivos são frágeis e exigem cuidados específicos para evitar danos e manter a qualidade dos seus recursos e, concomitantemente, do tratamento.
Seguir uma rotina de cuidados e realizar a manutenção adequada ajuda a prevenir problemas técnicos e melhora a experiência auditiva proporcionada por ele, além de aumentar sua vida útil - algo muito importante, afinal, não são dispositivos baratos.
Neste post, reuni 7 recomendações essenciais para cuidar bem do seu dispositivo. Se tem dúvidas sobre como cuidar do seu aparelho auditivo, este conteúdo é para você. Confira!
1. Limpeza diária
Sim, é preciso higienizar o aparelho auditivo diariamente, principalmente na região da oliva, que fica dentro do ouvido, pois o acúmulo de cera e outros resíduos pode comprometer o funcionamento do dispositivo e facilitar a proliferação de microrganismos capazes de causar alergias e infecções.
Você pode usar um pano seco macio ou levemente umedecido, sempre seguindo as orientações do fabricante.
2. Manuseie o dispositivo com cuidado
Pequenos impactos são suficientes para danificar revestimentos e componentes internos do aparelho auditivo. Sendo assim, procure colocar e tirar o dispositivo quando estiver sobre uma superfície macia e segura, como um sofá, ou redobre o cuidado quando isso não for possível.
Também é muito importante guardá-lo no estojo apropriado quando não estiver em uso, garantindo o correto armazenamento do aparelho.
3. Proteja do calor e da umidade
Calor e umidade são grandes inimigos dos aparelhos auditivos. Deixá-los expostos ao sol pode danificar sua estrutura e seus componentes, assim como a exposição constante a umidade.
Sempre remova o dispositivo antes do banho ou ao nadar, e só o utilize ou o armazene quando estiver totalmente seco. Você pode deixar secar naturalmente, mas o mais eficiente é utilizar um desumidificador específico para aparelhos auditivos.
Esses cuidados devem ser levados ainda mais a sério no verão!
4. Cuidado com as baterias
Caso o seu modelo de dispositivo utilize pilhas ou baterias removíveis, lembre-se de removê-las quando o aparelho ficar sem uso por longos períodos para evitar oxidação.
Para dispositivos recarregáveis, o cuidado é utilizar somente carregadores e tomadas apropriados e nunca deixar o aparelho diretamente exposto ao sol.
5. Evite exposição a produtos químicos
Perfumes, sprays, loções, bem como produtos de limpeza, óleos e outras substâncias podem danificar componentes do aparelho auditivo.
Procure isolá-lo dos itens de higiene pessoal e só realize a limpeza com produtos autorizados pelo fabricante.
6. Identifique seu aparelho
Para diminuir o risco de perder seu aparelho auditivo, coloque alguma identificação (como nome e telefone), pelo menos no estojo. Isso aumenta a segurança, principalmente em saídas fora da rotina e viagens.
O ideal é você tomar o máximo de cuidado, mas como falamos de dispositivos geralmente muito pequenos, infelizmente a chance de perdê-los por aí é grande.
7. Mantenha o acompanhamento com o fonoaudiólogo
Exames e testes periódicos são fundamentais para garantir que o aparelho está funcionando bem e o tratamento está surtindo o efeito esperado. Além disso, profissionais autorizados podem realizar ajustes e limpezas mais refinadas quando necessário.
Sendo assim, faça visitas periódicas ao seu fonoaudiólogo, e não deixe de informar qualquer problema ou alteração inesperada no funcionamento do dispositivo.
Todos esses cuidados básicos são essenciais para manter seu aparelho auditivo em ótimo estado e garantir uma experiência auditiva eficaz e sem complicações. Com pequenos cuidados no dia a dia, é possível prolongar a vida útil do dispositivo e manter sua funcionalidade por muito mais tempo, contribuindo também para a eficácia do tratamento.
Você pode gostar de ler também: Vergonha de usar aparelho auditivo: hora de superar esse estigma!