ponto de vista andando no corredor do mercado com o carrinho - tontura no corredor do supermercado

Sentir tontura em ambientes com muitos estímulos, como supermercados, pode ser sinal de Tontura Postural Perceptual Persistente (TPPP), uma condição crônica causada por falhas na integração dos sistemas vestibular, visual e somatossensorial. O tratamento inclui reabilitação vestibular, terapia cognitivo-comportamental e medicação.

Você já sentiu tontura e desorientação em corredores de supermercado ou em outros ambientes com muitos estímulos? 

Isso é mais comum do que parece e pode ser um dos sintomas sugestivos da chamada Tontura Postural Perceptual Persistente (TPPP), um quadro cujos sintomas são especialmente agravados em lugares com excesso de estímulos visuais.

Ambientes com luzes fortes, cores vibrantes e muitas informações, podem gerar um desconforto importante em pacientes com doenças que acometem o equilíbrio.

A TPPP é uma condição crônica caracterizada por uma sensação constante de desequilíbrio, instabilidade, balanço, que se agrava por mudanças posturais - como ao ficar em pé ou caminhar -, em situações de movimentação passiva -como dentro de veículos -, e em locais mais amplos e movimentados. 

A pessoa que sofre dessa condição geralmente experimenta uma sensação de flutuação ou “leveza” na cabeça, acompanhada de insegurança, de forma contínua, que costuma limitar atividades cotidianas. 

O quadro de TPPP, pelo que sabemos até este momento, é causado por uma falha na integração dos sistemas sensoriais responsáveis pela percepção do equilíbrio e da orientação espacial, ou seja, os sistemas vestibular, visual e somatossensorial, que trabalham em conjunto para manter o corpo com uma postura adequada. 

O sistema vestibular, que compreende o labirinto e suas conexões com o cérebro, é responsável por detectar os movimentos e o posicionamento da cabeça em relação à gravidade, enquanto o sistema visual oferece informações sobre o ambiente e a posição do corpo e o sistema somatossensorial contribui com dados sobre a posição dos nossos membros. 

Recomendado para você:  Doutora, tontura pode ser um sinal de doença de Parkinson?

O paciente com a TPPP ou Vertigem Fóbica apresenta uma dependência maior de pistas visuais para controle do seu equilíbrio, e, por isso, apresenta piora da tontura diante de ambientes visualmente complexos ou com muitos estímulos. Lembrando, que o paciente com TPPP sente a tontura a maior parte do tempo ou do dia, e piora diante dessas situações, diferentemente do paciente que só tem tontura em situações como essa, o que é caracterizado como Vertigem Visual

O diagnóstico da TPPP é clínico, ou seja, o médico realiza uma avaliação detalhada do histórico do paciente e dos sintomas apresentados, realiza o exame físico em consultório e pode também solicitar alguns exames complementares, dentre eles a posturografia, que avalia a integridade dos sistemas vestibular, visual e somatossensorial, para descartar outras condições com sintomas semelhantes. 

Após a confirmação da condição, o tratamento é geralmente multidisciplinar, combinando diferentes abordagens para melhorar o equilíbrio e a qualidade de vida do paciente.

O tratamento compreende o uso de medicamento da classe dos antidepressivos, a reabilitação vestibular - que irá auxiliar no tratamento da hipervigilância postural que os pacientes com TPPP apresentam - e a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para melhor controle da ansiedade e de pensamentos disfuncionais relacionados a tontura. Essas medidas deverão ser feitas em conjunto para que possamos obter bons resultados no tratamento.

Quer entender melhor o que é a reabilitação vestibular? Então não perca meu artigo Terapia de reabilitação vestibular: o que, como é feita e quando é indicada?

 

Sobre Dra Nathália Prudencio

Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista, especialista em tontura e zumbido. Saiba mais
Você confere orientações e dicas sobre esse e outros assuntos aqui no blog e também no Facebook, no Instagram e no YouTube.
A Dra Nathália está disponível para teleconsultas e consultas presenciais em São Paulo. Agende uma consulta pelo Doctoralia ou pelo WhatsApp!