Mulher jovem sorridente com uma xícara de café na mão - cafeína e zumbido - perda auditiva

O consumo de cafeína parece influenciar sintomas, como o zumbido no ouvido, mas os efeitos variam entre os indivíduos. Isso pode acontecer por diversos motivos, e caso constatada a piora do zumbido devido à cafeína, é recomendada a redução do consumo.

A cafeína é um estimulante presente em chocolates, cafés, chás, refrigerantes e energéticos, amplamente consumida para aumentar a atenção e reduzir a fadiga. Sua relação com o zumbido ainda gera debates na comunidade científica, mas é uma associação frequentemente relatada por pacientes.

O zumbido é a percepção de um som inexistente no ambiente externo, podendo ser causado por diversas condições, incluindo perda auditiva e disfunção temporomandibular.

Algumas pesquisas indicam que a cafeína pode afetar o fluxo sanguíneo no ouvido interno e interferir na transmissão neuronal. Outras indicam que o efeito pode estar relacionado ao bloqueio dos receptores inibitórios adenosínicos pela cafeína no sistema nervoso central.

Além do zumbido, a cafeína também tem sido estudada por seu possível impacto na perda auditiva (que é a principal causa de zumbido no ouvido). Alguns cientistas acreditam que sua influência na circulação sanguínea pode comprometer a irrigação da cóclea, estrutura essencial para a audição. 

Entretanto, grandes estudos já foram realizados para tentar confirmar essa correlação e os resultados foram inconclusivos - isso quando não levantaram outras questões. 

Um grande estudo coreano sobre o assunto, por exemplo, não apenas descartou a influência do consumo de cafeína na piora da audição e do zumbido, como descobriu taxas menores de perda auditiva entre pessoas que consumiam café.

Evidências semelhantes foram observadas em uma revisão recente realizada por pesquisadores da Arabia Saudita. Embora os resultados também tenham sido inconclusivos, parece que o consumo de cafeína pode, de alguma forma, prevenir o zumbido em pessoas que não o tem, mas o consumo excessivo parece agravar o sintoma em que já o tem.

Recomendado para você:  Sensação de ouvido entupido e zumbido: saiba quais são as principais causas e o que fazer diante desses sintomas

Não há consenso sólido, portanto, sobre a existência de uma relação direta entre cafeína, perda auditiva e zumbido no ouvido.

Na prática clínica, a recomendação para pessoas com zumbido é testar individualmente os efeitos da cafeína e não ingerir mais do que 3 xícaras de café por dia (em torno de 150 ml). Se os sintomas pioram após o consumo, uma redução gradual pode ser benéfica - uma vez que a eliminação total, sem supervisão, pode resultar em sintomas, como dores de cabeça e irritabilidade.

Em todos os casos, o ideal é discutir qualquer mudança na dieta com um especialista, inicialmente o otorrino ou otoneurologista que acompanha seu quadro de zumbido.

Além da cafeína, o consumo excessivo de açúcar, álcool e outras substâncias é também comumente associado a sintomas auditivos. Para saber mais sobre o assunto, leia também: Doutora, o que pode piorar o zumbido no ouvido?



Sobre Dra Nathália Prudencio

Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista, especialista em tontura e zumbido. Saiba mais
Você confere orientações e dicas sobre esse e outros assuntos aqui no blog e também no Facebook, no Instagram e no YouTube.
A Dra Nathália está disponível para teleconsultas e consultas presenciais em São Paulo. Agende uma consulta pelo Doctoralia ou pelo WhatsApp!