Zumbido unilateral: o que pode ser zumbido em apenas um ouvido?
O zumbido unilateral é a percepção de um som sem uma fonte sonora externa, em apenas um dos ouvidos. Pode ser decorrente de infecções, doenças crônicas e até perda auditiva com graus diferentes em cada ouvido.
O zumbido, ou tinnitus, é a percepção de sons como apitos, chiados ou zumbidos sem uma fonte sonora externa. Quando essa sensação ocorre em apenas um ouvido, é denominada zumbido unilateral.
Por ser um sintoma muito subjetivo e intrigante, é rodeado de lendas e especulações, mas seu diagnóstico não foge muito do que observamos em quadros de zumbido em geral.
Embora esteja frequentemente associado à perda auditiva, o sintoma pode ter diversas causas, e muitas delas importantes e que requerem atenção médica sem demora.
Continue a leitura para saber mais!
Conteúdo:
- O que é zumbido no ouvido?
- Zumbido em apenas um ouvido: o que pode ser?
- Como é feito o diagnóstico do zumbido unilateral?
- Zumbido no ouvido tem cura?
O que é zumbido no ouvido?
O zumbido é a percepção, contínua ou em episódios, de ruídos, sem uma fonte de som externa. Embora frequentemente afete ambos os ouvidos, o zumbido pode ocorrer de forma unilateral, afetando apenas um lado.
A maioria dos pacientes não toma o sintoma como um incômodo importante, mas uma pequena parcela (estima-se que um a cada dez pacientes) pode ser afetada de forma relevante.
Irritabilidade, estresse aumentado e insônia são consequências típicas de pessoas que sofrem com zumbido no ouvido. Entretanto, muitas vezes esses efeitos negativos se devem à ansiedade em relação ao desconhecimento sobre o assunto e à ausência de um diagnóstico claro.
De fato, o zumbido pode ser um sintoma de difícil diagnóstico, embora alguns fatores estejam presentes na maioria dos quadros, em especial a perda auditiva.
Zumbido em apenas um ouvido: o que pode ser?
O zumbido unilateral deve ser avaliado com cautela, principalmente em casos em que o som percebido é muito brando ou recente. Muitas pessoas, por exemplo, têm zumbido em ambos os ouvidos, mas o ruído é mais evidente em apenas um deles.
De maneira geral, as causas principais são semelhantes aos quadros bilaterais (em que o sintoma acomete os dois ouvidos). São elas:
- perda auditiva unilateral: a perda de audição em um único ouvido pode levar ao desenvolvimento de zumbido no lado afetado;
- infecções no ouvido: otites podem causar inflamação e resultar em zumbido unilateral;
- excesso de cerume: o acúmulo de cera pode obstruir um único canal auditivo, levando ao zumbido em um ouvido;
- exposição a ruídos altos: a exposição a sons intensos em uma só orelha pode danificar as células auditivas de um só ouvido;
- doença de Ménière: uma condição crônica que acomete o ouvido interno e comumente gera zumbido unilateral;
- neurinoma do acústico: um tumor benigno no nervo auditivo que pode provocar zumbido em apenas um lado.
Todas essas causas são suspeitas válidas, mas quadros de zumbido unilateral merecem atenção maior devido a possibilidade do acometimento do nervo auditivo de forma unilateral. Por isso, nesses casos, sempre será necessário a realização de exame de imagem.
Como é feito o diagnóstico do zumbido unilateral?
O diagnóstico do zumbido no ouvido dependerá da história do paciente, do exame físico e de exames complementares que avaliam a via auditiva.
Entre as pistas que temos disponíveis para identificar a causa subjacente do problema, merecem atenção sintomas associados, como:
- hipoacusia: dificuldade em ouvir sons no ouvido afetado;
- sensação de pressão ou plenitude: percepção de ouvido tampado ou cheio;
- dor ou desconforto: possível dor no ouvido afetado (típico em infecções);
- vertigem ou desequilíbrio: zumbido unilateral associado a crises intensas de vertigem que duram de minutos a horas (comum em condições como a Doença de Ménière).
Alguns exames devem ser solicitados. Entre eles, o mais comum é a audiometria, que avalia a capacidade auditiva do paciente para identificar e mapear a perda de audição, assim como os exames de imagem já citados.
Zumbido no ouvido tem cura?
O zumbido no ouvido é tratável, mas é importante que você saiba que o sintoma pode sim se instalar de forma definitiva e o que faremos é sempre diminuir ao máximo o incômodo e o impacto emocional e funcional na vida do paciente, além de estabelecer medidas e orientações preventivas para evitar a sua piora.
Independentemente se o zumbido é bilateral ou unilateral, uma avaliação médica minuciosa é fundamental. Somente com um diagnóstico preciso, conseguimos traçar uma estratégia de tratamento eficaz, personalizada para o seu quadro em específico. Essa atitude é fundamental para prevenir possíveis complicações e, claro, para melhorar a sua qualidade de vida.
Quer saber mais? Confira nosso post com os 10 principais tratamentos para zumbido no ouvido (considerando diferentes causas e quadros)