homem fazendo acufenometria

A acufenometria é um teste realizado para definir o tipo e medir a intensidade do zumbido no ouvido. O procedimento é muito semelhante à audiometria e consiste, basicamente, na reprodução de diferentes tipos de sons a fim de que o paciente indique qual frequência e intensidade mais se assemelha ao seu zumbido.

A perda auditiva é um dos principais fatores associados aos quadros que trazem o zumbido no ouvido como sintoma. Nesse cenário, a audiometria é um exame normalmente solicitado pelo médico otorrinolaringologista para confirmar essa relação.

Exames audiológicos mais específicos, porém, podem ser solicitados, como a acufenometria, cuja proposta é classificar e definir a característica do sintoma.

O zumbido é a percepção de um som sem uma fonte sonora externa, um sintoma de diagnóstico frequentemente desafiador. Dessa forma, a acufenometria é mais uma ferramenta para nos ajudar a entender de forma mais objetiva o zumbido e criar estratégias de tratamento mais eficazes. 

Continue a leitura para conferir as respostas para as principais dúvidas sobre o exame!

Conteúdo:

O que é acufenometria?

A acufenometria é um exame de avaliação audiológica realizado para tentar caracterizar e medir o zumbido no ouvido. O nome do procedimento é baseado na palavra “acufeno”, que é um termo também usado para definir o zumbido.

Os principais objetivos da acufenometria são aumentar o entendimento das características do sintoma relatado pelo paciente, bem como acompanhar a evolução do quadro ao longo do tempo, além de ser útil também para avaliar a resposta de tratamentos e terapias.

Como o zumbido no ouvido é um sintoma muito subjetivo, muitas vezes de difícil compreensão por empregadores, familiares e até profissionais de saúde, o exame também funciona como um meio de definir melhor, e de forma mais objetiva, o relato do paciente e garantir um melhor esclarecimento da sua condição.

Recomendado para você:  Pressão na cabeça e zumbido no ouvido: o que esses sintomas podem indicar?

Como é feito o exame de acufenometria?

Assim como na audiometria, na acufenometria, o paciente é conduzido até uma cabine projetada para isolar o som ambiente e recebe fones de ouvido especiais, por meio dos quais os sons serão reproduzidos.

No teste, que é feito em etapas, diferentes tipos de sons (baseados em relatos documentados na literatura) são reproduzidos para que o paciente possa comparar e indicar qual deles mais se aproxima do seu zumbido.

Diferentes frequências sonoras (graves e agudas) são testadas, assim como a intensidade mínima necessária para que o acufeno seja “mascarado”, ou seja, o volume mínimo de som necessário para que o ruído não seja mais percebido.

A acufenometria é um exame preciso?

Quanto mais informações obtemos sobre o quadro do paciente melhor, pois isso nos permite desenvolver estratégias de tratamento personalizadas e com maior chance de eficácia.

Entretanto, embora a acufenometria nos ajude a compreender melhor o relato do paciente e o perfil do seu zumbido, ela é, em grande medida, um teste subjetivo, pois ainda depende da interpretação e da descrição do sintoma pelo indivíduo.

Como a experiência com o zumbido é muito pessoal, a relação do paciente com o sintoma (a maneira como ele o vivencia) é muito mais importante do que o tipo ou a intensidade do ruído medido pela acufenometria.

A acufenometria pode ser sim um recurso útil no paciente com zumbido, porém não é indispensável para o tratamento. A história contada pelo paciente na consulta e os exames que avaliam a via auditiva são a nossa principal fonte de investigação e diagnóstico, bem como nossa melhor referência para definir tratamentos realmente eficazes para as necessidades específicas de cada indivíduo.

Recomendado para você:  Dra Nathália Prudencio: médica especialista em zumbido no ouvido em Alphaville e Tamboré

Quando a acufenometria é indicada?

A acufenometria pode ser realizada após a audiometria, geralmente por um fonoaudiólogo, e sua realização dependerá se foi ou não solicitada pelo seu médico otorrinolaringologista, de acordo com os critérios que julgar necessários para o diagnóstico ou para a avaliação de tratamento.

De maneira geral, a acufenometria é indicada para pacientes que experimentam zumbido no ouvido e que buscam ou necessitam de uma avaliação mais detalhada do sintoma.

Quando o zumbido é persistente e afeta significativamente a qualidade de vida do indivíduo, por exemplo, definições mais detalhadas podem ajudar a propor recursos mais eficazes, como aparelhos auditivos com tecnologias ou ajustes mais específicos, bem como estabelecer uma linha base para acompanhar o progresso do tratamento.

A acufenometria, portanto, é um exame que pode ajudar a esclarecer alguns aspectos individuais do zumbido no ouvido. É uma ferramenta a mais para definir medidas personalizadas e acompanhar a evolução do quadro do paciente. A sua relevância no diagnóstico e na escolha do tratamento, porém, varia de caso a caso e, por isso, deve ser discutida com o seu médico.

Quer saber mais? Confira o vídeo abaixo onde falo sobre as principais causas do zumbido e quando esse sintoma merece atenção!

ZUMBIDO NO OUVIDO: O QUE PODE SER? QUANDO BUSCAR AJUDA MÉDICA? | Dra Nathália Prudencio

 


Sobre Dra Nathália Prudencio

Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista, especialista em tontura e zumbido. Saiba mais
Você confere orientações e dicas sobre esse e outros assuntos aqui no blog e também no Facebook, no Instagram e no YouTube.
A Dra Nathália está disponível para teleconsultas e consultas presenciais em São Paulo. Agende uma consulta pelo Doctoralia ou pelo WhatsApp!