Mulher dormindo e medicamentos naturais na cômoda em destaque - Remédio natural para zumbido no ouvido

O zumbido nos ouvidos é um sintoma que pode causar muita ansiedade, levando várias pessoas a buscar soluções naturais, frequentemente oferecidas como uma promessa de cura segura, simples e barata, mas que são quase sempre ineficazes. 

Também chamado de tinnitus, o zumbido nos ouvidos é um sintoma incômodo que afeta muitas pessoas, podendo variar de intensidade e, em casos mais graves, afetar significativamente a qualidade de vida.

Com o aumento das buscas por soluções alternativas, muitos recorrem a remédios naturais e suplementos para tentar amenizar o zumbido, lançando mão de ingredientes como melatonina, óleo de alho e vinagre de maçã - esses estão entre os mais frequentemente apontados como soluções para aliviar esse problema. 

A eficácia desses tratamentos, porém, não é comprovada cientificamente, e o uso indiscriminado pode até gerar riscos à saúde. Quer saber o que realmente funciona para o zumbido? É só seguir a leitura!

Conteúdo:

O que pode causar zumbido?

Diferentemente do que muitos pensam, o zumbido é um sintoma e não uma doença por si só, o que significa que ele pode ser causado por uma série de fatores ou condições subjacentes, incluindo:

  • perda auditiva relacionada à idade (presbiacusia);
  • exposição a ruídos altos;
  • acúmulo de cera no ouvido;
  • infecções no ouvido;
  • lesões ou traumatismo na cabeça;
  • doenças do ouvido interno (como a doença de Ménière);
  • disfunção da articulação temporomandibular (ATM);
  • uso de certos medicamentos;
  • fatores de estilo de vida;
  • transtornos circulatórios.

O zumbido pode ser temporário ou crônico, e, quando constante, costuma afetar significativamente a qualidade de vida, causando desconforto, dificuldade de concentração, problemas para dormir, ansiedade e até depressão. 

Recomendado para você:  Presbiacusia: entenda a perda auditiva decorrente do envelhecimento e saiba como preservar a sua audição

O que é bom para tirar o zumbido?

Muitas soluções naturais e suplementos são promovidos como remédios para o zumbido. Entretanto, embora muitas pessoas relatem alívio, a maioria desses tratamentos não tem comprovação científica.

Para ser justa, devo dizer que existem sim estudos que indicam uma possível melhora em alguns pacientes por meio do uso de plantas medicinais, como a ginkgo biloba, mas os resultados foram observados em grupos muito específicos e são necessárias pesquisas maiores para confirmarmos essa correlação e incorporar o seu uso em um tratamento seguro. 

Também devo destacar que até remédios naturais podem ter efeitos adversos, especialmente quando consumidos em grandes quantidades ou em combinação com outros medicamentos. Ou seja, o uso indiscriminado de chás, ervas e suplementos pode ser prejudicial!

Algumas substâncias naturais podem interagir com o princípio ativo de certos medicamentos, aumentando os efeitos colaterais da medicação ou interferindo em sua eficácia, ao passo que o uso excessivo de chás pode resultar em distúrbios gastrointestinais, dores de cabeça e reações alérgicas, por exemplo.

Não há nenhuma solução generalista que seja capaz de curar o zumbido de todas as pessoas. O sintoma pode ser causado por vários motivos e, para cada um deles, há recursos e tratamentos específicos.

O que realmente funciona para o zumbido?

Se você se identificou com a descrição do zumbido e acha que está apresentando esse sintoma, o primeiro passo é consultar um médico especialista, que nesse caso é o otoneurologista.

Após uma investigação diagnóstica aprofundada, podemos traçar tratamentos e abordagens personalizadas, que realmente vão te ajudar a manejar o zumbido e melhorar sua qualidade de vida. 

A seguir, vamos conhecer algumas possibilidades de tratamento que podem ser indicadas após o diagnóstico.

Recomendado para você:  Doenças autoimunes causam perda auditiva, tontura e zumbido?

Terapia sonora

A terapia sonora consiste em usar ruídos de fundo, como sons de natureza (chuva, ondas do mar) ou ruídos brancos, que ajudam o paciente a tirar a sua atenção do ruído, proporcionando alívio temporário e contribuindo para sua habituação ao som.

Aparelhos auditivos

A perda auditiva é o principal fator associado ao zumbido no ouvido e sua correção por meio do uso de aparelhos de amplificação sonora contribui significativamente para a melhora do zumbido.

Terapia cognitivo-comportamental (TCC)

O estresse e a ansiedade podem, ao mesmo tempo, serem causados pelo zumbido e também piorar o sintoma, justamente pelo incômodo constante do ruído. 

Nesse sentido, a TCC tem se mostrado eficaz para ajudar pessoas que sofrem com o impacto emocional do zumbido, bem como técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e exercícios de respiração. Manter um estilo de vida saudável, com sono adequado e uma dieta balanceada, também pode contribuir para o alívio.

Aproveite e leia também: “Zumbido no ouvido e ansiedade: entenda essa relação e saiba o que fazer
 

Sobre Dra Nathália Prudencio

Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista, especialista em tontura e zumbido. Saiba mais
Você confere orientações e dicas sobre esse e outros assuntos aqui no blog e também no Facebook, no Instagram e no YouTube.
A Dra Nathália está disponível para teleconsultas e consultas presenciais em São Paulo. Agende uma consulta pelo Doctoralia ou pelo WhatsApp!