Mulher bocejando - Como desentupir o ouvido

Bocejar, mastigar chiclete e beber água com o nariz tampado são algumas técnicas simples para desentupir o ouvido. Na maioria das vezes, o incômodo é temporário e causado por variação de pressão, mas quando persiste, pode indicar problemas de saúde importantes.

Quem nunca viajou, descendo ou subindo uma serra ou montanha, ou mesmo em voos de avião, e sentiu o ouvido entupido momentaneamente, não é mesmo? Em alguns casos é importante acompanhar o sintoma com um otoneurologista, mas na maioria das vezes essa sensação é momentânea e acontece pela diferença de pressão entre o ouvido médio e o ambiente.

A tuba auditiva é um canal que conecta o ouvido médio à parte posterior do nariz e à garganta, e que tem como uma de suas principais funções equilibrar a pressão do ar no ouvido. O controle dessa pressão é importante para a audição, mas também contribui para atenuar os efeitos da variação na pressão externa, evitando desconforto.

Contudo, algumas vezes essas variações de pressão externa podem ser maiores ou mais bruscas do que o controle natural dessas estruturas dá conta de equilibrar – como quando sentimos o ouvido tampado durante viagens que transitam por variações de altitude, incluindo subir ou descer serras e montanhas.

Para esses momentos, existem alguns movimentos que ajudam a restaurar a pressão normal e aliviar o desconforto – como mostro mais detalhadamente nas dicas a seguir.

1. Bocejar

Bocejar é uma maneira eficaz e uma das mais conhecidas de desentupir o ouvido – você já deve ter percebido isso! 

Durante o bocejo, a abertura da mandíbula é maior e a saída do ar pela boca é mais intensa, fazendo com que os músculos ao redor da tuba auditiva se contraiam e provoquem uma abertura também maior desse canal. 

Recomendado para você:  Como tirar cera do ouvido? Entenda porque só o otorrino pode fazer isso com segurança

Isso permite que o ar circule entre o ouvido médio e o ambiente externo, equilibrando a diferença entre eles, o que alivia a sensação de entupimento. 

É um dos métodos mais simples e seguros de desentupir os ouvidos, e pode ser feito especialmente durante voos ou viagens em serras.

2. Mastigar chiclete

Você sabia que, além de ajudar a desentupir os ouvidos, mastigar chicletes pode ajudar a prevenir esse desconforto?

Isso acontece porque o ato de mastigar envolve movimentos repetidos dos músculos da mandíbula, que também estimulam a abertura da tuba auditiva, facilitando a troca de ar entre o ouvido médio e o meio externo.

Como a mastigação é constante, você mantém a pressão do ouvido médio mais equilibrada com a pressão atmosférica, prevenindo o desconforto auditivo, especialmente durante decolagens e pousos de avião.

3. Beber água com o nariz tampado

Beber água com o nariz tampado também pode ser uma solução prática para desentupir os ouvidos: ao colocar água na boca, segure o nariz com os dedos e engula. 

Ao fazer isso repetidamente – como ao beber um copo inteiro de água – você ativa os músculos faciais e da garganta que ajudam a abrir a tuba auditiva. 

Esse movimento atua de forma semelhante aos anteriores, melhorando o equilíbrio entre a pressão interna dos ouvidos e a pressão do ar ambiente, aliviando rapidamente a sensação de bloqueio. 

Assim como as demais técnicas, beber água segurando as narinas é especialmente útil quando você sente o ouvido tampado por causa de mudanças rápidas na pressão do ar.

4. Fazer a manobra de Valsalva

A manobra de Valsalva é uma técnica clássica para desentupir os ouvidos!

Ela consiste em inspirar profundamente e, em seguida, tapar o nariz e a boca, tentando expirar com um pouco mais de força, sem soltar o ar nem pelo nariz, nem pela boca. Faça isso por alguns segundos e solte o ar normalmente em seguida.

Recomendado para você:  Labirintite: os principais diagnósticos por trás da famosa “Labirintite”

Esse movimento cria uma pressão interna maior no canal auditivo, também por causar uma abertura maior nessa estrutura tubular, que fica mais equiparada com a pressão do ar ambiente. 

Embora seja uma técnica simples e eficaz, é importante lembrar que deve ser feita com cuidado, sem fazer muita força ao expirar com o nariz e a boca tampados, para evitar lesões no ouvido.

Se o incômodo persistir, o ideal é procurar um otorrinolaringologista

Se a sensação de ouvido tapado continuar por mais de um ou dois dias – e principalmente se estiver acompanhada de outros sintomas, como febre, tontura e zumbido no ouvido – é imprescindível procurar um otorrinolaringologista, pois pode ser um sintoma de problemas mais graves. 

Uma das doenças mais comuns, que tem como sintoma o ouvido tapado, é a otite média, que envolve infecção e inflamação no ouvido médio, levando a dor e perda auditiva temporária. Outra possibilidade é a otite externa, que afeta o canal auditivo externo, geralmente devido à entrada de água ou lesões. 

Da mesma forma, o acúmulo exagerado de cera no canal auditivo é outra causa frequente de bloqueio, podendo gerar perda auditiva temporária e zumbido.

Por isso, se o desconforto persistir, especialmente com outros sintomas, é fundamental consultar um otorrino.

Quer saber mais sobre o papel desse profissional? Aproveite e confira também: O que faz um otorrinolaringologista?



Sobre Dra Nathália Prudencio

Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista, especialista em tontura e zumbido. Saiba mais
Você confere orientações e dicas sobre esse e outros assuntos aqui no blog e também no Facebook, no Instagram e no YouTube.
A Dra Nathália está disponível para teleconsultas e consultas presenciais em São Paulo. Agende uma consulta pelo Doctoralia ou pelo WhatsApp!