A perda auditiva é um dos distúrbios neurosensoriais mais comuns, mas ainda cercado de muito desconhecimento e tabus. A avaliação e o acompanhamento prévio, mesmo em casos leves, pode fazer toda a diferença na qualidade de vida do paciente no curto e no longo prazo.

Se você vive em São Paulo e busca tratamento para perda auditiva, nós podemos ajudar. Nossos consultórios estão localizados em Moema e na região de Alphaville e Tamboré, e também disponibilizamos atendimento por teleconsulta.

Dra Nathália Prudêncio é médica otoneurologista, especialista em disfunções e doenças causadoras de tontura, zumbido e perda auditiva, entre outros sintomas relacionados. 

Estamos prontos para te atender e oferecer o que há de mais moderno e eficaz na medicina para que você recupere a sua qualidade de vida.

Quais são os principais sintomas e sinais de perda auditiva?

Os principais sinais e sintomas que indicam a necessidade de consultar um médico para avaliar a perda auditiva incluem:

  • dificuldade para entender conversas: se você nota que tem cada vez mais dificuldade de acompanhar diálogos, especialmente em ambientes ruidosos;
  • aumento do volume da TV ou rádio: se você frequentemente precisa aumentar o volume de aparelhos para ouvir melhor, muitas vezes causando incômodo nas pessoas ao redor;
  • sons abafados: os sons parecem distantes, abafados ou distorcidos;
  • zumbido constante (tinnitus): percepção de ruídos sem uma fonte sonora externa, geralmente semelhantes ao som de água corrente, insetos ou aparelhos elétricos;
  • dificuldade ao ouvir sons agudos: embora não seja uma regra, a perda auditiva costuma comprometer primeiro a compreensão de frequências mais altas, principalmente na perda auditiva que ocorre em pacientes idosos;
  • evitar conversas ou encontros sociais: pessoas com perda auditiva podem evitar situações sociais dada a dificuldade de compreender as conversas e também para evitar constrangimentos por isso;
  • hiperacusia: intolerância aumentada a sons em volume moderado, ou seja, quando você passa a se incomodar com um nível de ruído que aparentemente não incomoda a maioria das pessoas.
Recomendado para você:  PAIR (perda auditiva induzida por ruído): o que é, como prevenir e quais os tratamentos disponíveis

Quais são os tratamentos disponíveis para a perda auditiva?

A perda auditiva é um sintoma que pode ter inúmeras causas e o tratamento é definido conforme o diagnóstico de cada paciente. Entre os principais recursos e procedimentos disponíveis hoje, temos:

  • aparelhos auditivos;
  • implantes cocleares;
  • terapia sonora (em casos de tinnitus);
  • lavagem otológica (quando se deve a cerume impactado);
  • cirurgias (quando o quadro se deve a lesões no sistema auditivo como na Otosclerose);
  • ajustes na dieta (quando há correlação);
  • adaptações ambientais e comportamentais (adoção de medidas para contornar eventuais limitações impostas pela perda auditiva.

A perda auditiva pode impactar significativamente a qualidade de vida, afetando a comunicação e a interação social. Por isso, é essencial consultar um especialista para um diagnóstico correto e um tratamento eficaz.

Tratamento para perda auditiva em São Paulo

Dra Nathália Prudencio é médica otorrinolaringologista com formação e residência médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Otoneurologia pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e especializações em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial pela ABORL-CCF.

Conheça melhor o seu trabalho aqui no blog, no Instagram e no YouTube. Para agendar uma consulta, acesse a plataforma Doctoralia ou fale conosco pelo WhatsApp!

 

Consultório Moema:

Avenida Jamaris, 100 – Bloco Wallstreet
Sala 1103 – Moema, São Paulo – SP,
CEP 04080-922


Consultório Alphaville:

Alameda Grajaú, 98 – 18º Andar
Alphaville Industrial, Barueri – SP
CEP 06454-050