Garota tocando o ouvido - Entrou algo no ouvido, o que fazer?

Caso note ou suspeite que um objeto ou um inseto entrou no seu ouvido, é importante manter a calma e procurar atendimento médico, preferencialmente um otorrinolaringologista. A tentativa de remover o corpo estranho por conta própria pode causar lesões e gerar outros problemas.

Embora seja uma ocorrência mais comum em crianças, adultos também estão sujeitos a experimentarem a terrível sensação de ter um objeto ou um inseto dentro do ouvido. É um evento muito mais frequente do que se imagina nos consultórios de otorrinolaringologia

Como o canal auditivo está constantemente exposto ao ambiente, as chances de corpos estranhos entrarem são grandes, especialmente em locais com grande concentração de insetos ou ambientes com muitos resíduos em suspensão.

Apesar do enorme desconforto gerado, na maioria dos casos o fato de algo entrar no ouvido não é motivo de grande preocupação, mas o mais recomendável é providenciar a remoção o mais rápido possível.

Nos tópicos a seguir você confere todas as orientações sobre o assunto e como proceder com adultos e com crianças. Continue a leitura para conferir!

Conteúdo:

Será que algo entrou no meu ouvido?

Como nosso ouvido é muito rico em terminações nervosas, na maioria das vezes o indivíduo notará que há um objeto ou um inseto no local. O incômodo gerado é instantâneo e geralmente são observados sintomas, como:

  • coceira no ouvido;
  • dor no local;
  • sensação de ouvido tapado;
  • percepção de algo se movimentando.
Recomendado para você:  Como tirar cera do ouvido? Entenda porque só o otorrino pode fazer isso com segurança

Esses sintomas são avisos importantes, pois a depender da profundidade ou do tamanho do corpo estranho, nem sempre é fácil visualizá-lo a olho nu.

Além disso, a alta sensibilidade da região e o receio do objeto ou inseto entrar no fundo do ouvido pode causar agonia e enorme irritação, especialmente em crianças. 

O que fazer quando um objeto entra no ouvido?

Caso um objeto tenha entrado dentro do ouvido, o mais recomendável é não tentar removê-lo por conta própria e procurar atendimento médico. Usar hastes, alicates ou cotonetes pode causar lesões na região e empurrar o objeto para o fundo do ouvido, piorando a situação e aumentando o risco de problemas graves, como infecções ou perfurações no tímpano.

De maneira geral, esse tipo de situação não gera grandes problemas, mas é fundamental procurar ajuda médica o quanto antes, pois quanto maior o tempo que o objeto permanece no ouvido, maiores são as chances dele gerar irritações e infecções.

Determinados tipos de materiais, como pequenas baterias ou componentes eletrônicos podem até causar queimaduras no local. Sendo assim, é fundamental providenciar a remoção o mais rápido possível.

O que fazer se um inseto entrar no ouvido? 

Sei que soa repugnante para muitas pessoas, mas isso é um evento muito comum, especialmente no verão, quando as pessoas passam mais tempo em áreas abertas com grande concentração de insetos.

Mosquitos, mariposas e até pequenas aranhas podem acabar entrando no canal auditivo, porém, na maioria dos casos, não causam problemas sérios, apenas um incômodo notável.

Uma medida simples que pode aliviar o desconforto é pingar alguma substância oleosa, como óleo de coco ou óleo de cozinha em temperatura ambiente, para matar o animal ou diminuir a movimentação. A depender do inseto, essa é também uma forma de evitar picadas ou arranhões, além de facilitar a sua saída (recomenda-se virar a cabeça do indivíduo para o lado do ouvido obstruído e sacudir levemente).

Recomendado para você:  Otorrinolaringologista: conheça o médico que cuida das disfunções e doenças do ouvido, nariz, garganta, laringe e pescoço

Mesmo que o inseto saia sozinho, ainda é recomendável buscar atendimento médico para avaliar possíveis lesões, picadas, irritações ou presença de ovos na região.

Como proceder com crianças?

A entrada de corpos estranhos no ouvido é muito comum em crianças, principalmente na fase pré-escolar. Pequenas peças de brinquedos, massinhas e alimentos podem ser inseridos dentro do ouvido, causando enorme irritação e agitação nos pequenos ― o que é bom, pois quando a criança não se incomoda, o objeto pode permanecer em seu ouvido por longos períodos.

Os pais, portanto, devem verificar frequentemente os ouvidos dos filhos, sobretudo quando notam sinais de incômodo (toques constantes na orelha ou tentativa de introduzir o dedo no ouvido para coçar ou retirar algo).

Uma vez identificado o objeto, procurar atendimento médico para providenciar a remoção e receber orientações sobre os cuidados necessários. A consulta médica é também recomendada, mesmo quando não for observado nenhum objeto (pois nem sempre é visível), mas a criança demonstrar algum incômodo no ouvido.

É um corpo estranho ou é cera?

Por fim, não confunda a cera do ouvido ― geralmente amarela escura e com aspecto oleoso ― com objetos ou insetos. E mesmo que constate que é cerume, não é recomendável removê-lo.

A cera é uma grande aliada na proteção do ouvido contra sujeira e microrganismos. O hábito de limpar os ouvidos não só é desnecessário na maioria dos casos, como é prejudicial em vários aspectos. Somente em alguns pacientes, o cerume pode se acumular demasiadamente prejudicando a audição e gerando sintomas como sensação de ouvido tapado e zumbido

De maneira geral, a remoção de objetos, insetos ou excesso de cerume deve ser sempre realizada por um médico em consultório. Métodos de limpeza caseiros, de soluções farmacológicas ao tradicional cotonete, são muito mais propensos a causar problemas de saúde do que a gerar qualquer benefício para o paciente.

Recomendado para você:  Coceira no ouvido: causas comuns, medidas preventivas e o que fazer?

Agora você já sabe. Entrou algo no ouvido? Mantenha a calma e procure atendimento médico, preferencialmente um otorrinolaringologista!

E para saber mais sobre a questão da limpeza do ouvido, recomendo o vídeo abaixo. Nele, tiro todas as dúvidas sobre essa questão simples, mas muito recorrente e importante.

Acúmulo de Cera: O que fazer? | Dra Nathália Prudencio

 


Sobre Dra Nathália Prudencio

Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista, especialista em tontura e zumbido. Saiba mais
Você confere orientações e dicas sobre esse e outros assuntos aqui no blog e também no Facebook, no Instagram e no YouTube.
A Dra Nathália está disponível para teleconsultas e consultas presenciais em São Paulo. Agende uma consulta pelo Doctoralia ou pelo WhatsApp!