Tontura pode ser sintoma de dengue? Entenda essa relação e saiba o que fazer em caso de tontura!
A tontura pode ser um sintoma da dengue, mas geralmente se apresenta junto a outras manifestações como febre, mal-estar, dor de cabeça e náuseas. A tontura por si só, porém, não confirma o diagnóstico de dengue, pois é um sintoma muito comum, presente em inúmeros quadros de saúde.
Embora não seja um sintoma clássico da dengue, a tontura pode sim fazer parte dos sinais da doença. A dengue é considerada uma doença infecciosa aguda e é causada por um vírus da família Flaviviridae, que é transmitido para o ser humano pela picada do mosquito Aedes aegypti.
Em linhas gerais, podemos dizer que o mosquito se infecta ao picar uma pessoa doente e, após um período de incubação de até 14 dias, torna-se capaz de transmitir o vírus para outras pessoas, ao picá-las também.
O desenvolvimento da doença varia muito de pessoa para pessoa e, em alguns casos, pode evoluir para formas mais graves, como a dengue hemorrágica — quando as tonturas se manifestam de maneira mais intensa.
Isso não quer dizer, porém, que quem está sofrendo com tonturas esteja com dengue. Vamos esclarecer essa questão?
Conteúdo:
- Tontura pode ser dengue?
- Quais são as principais causas de tontura?
- Tontura pode ser dengue grave (hemorrágica)?
- Como saber se minha tontura é dengue?
Tontura pode ser dengue?
Sim, a tontura pode ser um sintoma da dengue, mas em um quadro como esse são esperados outros sintomas característicos, como febre alta (acima de 38°C), dor de cabeça intensa, dor atrás dos olhos, perda de apetite, náuseas, vômitos, cansaço extremo, dor no corpo e dor no abdome.
Muitas vezes, a tontura em pacientes com dengue se deve à hipotensão postural, que é uma queda na pressão arterial que acontece quando a pessoa se levanta rapidamente, por exemplo, e pode causar um escurecimento visual ou um certo desequilíbrio por alguns segundos.
Ainda assim, é importante ressaltar que a tontura por si só não é suficiente para diagnosticar a dengue. Se você está com tontura e os outros sintomas mencionados aqui, é muito importante procurar orientação médica.
Quais são as principais causas de tontura?
A tontura é um sintoma frequente que pode ser desencadeado por diversos fatores, desde problemas no ouvido interno até distúrbios circulatórios e metabólicos. Entre as principais condições e doenças que causam tontura, podemos destacar:
- desidratação: perda aguda ou crônica de líquidos, que pode causar também fadiga, boca seca e desmaios;
- hipoglicemia: nível baixo de açúcar no sangue, que pode causar também suor, tremores e fraqueza;
- ansiedade e estresse: associados à tontura e outros sintomas, como palpitações, falta de ar e sudorese;
- Labirintite: inflamação no ouvido interno que afeta o equilíbrio, causando também náuseas e vômitos;
- Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB): distúrbio do ouvido interno que provoca episódios breves de tontura, geralmente quando a cabeça se movimenta rapidamente;
- Doença de Ménière: enfermidade crônica do ouvido interno que pode causar também zumbido nos ouvidos, perda auditiva e vertigem;
- Enxaqueca Vestibular: tipo de enxaqueca que gera também náuseas e vômitos e torna a pessoa altamente sensível à luz e ao som;
- hipotensão postural ou ortostática: quando ocorre uma queda na pressão arterial ao se levantar rapidamente, podendo estar acompanhada também de desmaios e visão turva.
No que diz respeito à dengue, a tontura é um sintoma menos notável em relação às suas manifestações típicas, como mal-estar, febre e dores no corpo.
Tontura pode ser dengue grave (hemorrágica)?
Sim, a tontura pode ser um sintoma da dengue grave (antes chamada de dengue hemorrágica), mas geralmente se manifesta junto a outros sintomas, como febre alta e sangramentos no nariz, gengivas, boca e nas fezes, por exemplo.
A dengue grave é uma forma mais aguda da doença, desencadeada pelo mesmo vírus, mas com diferenças na manifestação clínica. Os sintomas se manifestam de maneira mais intensa e há maior risco de complicações.
O quadro grave também pode provocar fortes quedas da pressão arterial, desencadeando desequilíbrio, instabilidade, vertigens (sensação de ver tudo girar) e desmaios. É mais frequente em alguns grupos específicos, incluindo crianças menores de 5 anos, adultos acima de 60 anos e pessoas de qualquer idade com infecção prévia, diabetes, doenças cardíacas e doenças renais.
- Entenda também: Tontura pode ser sintoma de anemia?
O diagnóstico da dengue grave é feito da mesma forma que a dengue clássica: por exames físicos e laboratoriais, principalmente o exame de sangue, que costuma acusar queda brusca no número de plaquetas, e que confirma o diagnóstico de maneira definitiva.
A maioria dos pacientes com dengue grave necessitam de internação e acompanhamento hospitalar. O tratamento é feito com repouso, hidratação intravenosa e medicamentos para controlar a febre e a dor.
Como saber se minha tontura é dengue?
É impossível determinar com certeza se sua tontura é causada pela dengue com base apenas nesse sintoma. A tontura pode ter diversas origens, e a dengue, embora possa causar tontura, também apresenta outros sintomas característicos que precisam estar presentes para cogitarmos esse diagnóstico.
Por isso, a única forma de saber se a sua tontura está relacionada à dengue é consultando um médico para uma avaliação completa, que deve levar em conta não apenas os seus sintomas, mas seu histórico médico e exames físicos e laboratoriais.
Se você está com tontura e outros sintomas típicos da dengue, procure a clínica ou posto de saúde mais próximo, o mais breve possível. O diagnóstico ágil e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações.
Na maioria dos casos, o tratamento da dengue é realizado em casa e inclui repouso, hidratação reforçada e medicamentos para aliviar os sintomas. Lembre-se que os únicos medicamentos permitidos para tratar os sintomas da dengue são a dipirona e o paracetamol, que não agravam os demais sintomas da doença.
Em caso de tontura persistente, consulte um médico otorrinolaringologista ou otoneurologista, o otorrino especialista em tontura e zumbido.
Eu sou Nathália Prudencio, médica otoneurologista, e se deseja saber mais sobre mim e sobre o meu trabalho, você pode acessar o meu perfil no Instagram e o meu canal do YouTube. Para consultas, basta clicar no botão indicado!