mulher com tontura e ansiedade ao ar livre - tratamento para TPPP - São Paulo

A TPPP (Tontura Postural Perceptual Persistente) é uma condição caracterizada por uma tontura contínua em que o paciente pode experimentar sensação de cabeça pesada ou vazia, instabilidade, sensação de balanço e visão nebulosa . Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista e está disponível para atendimento por teleconsulta e presencialmente, em São Paulo.

A Tontura Postural Perceptual Persistente, ou apenas TPPP, é uma doença vestibular crônica, e uma das principais causas de tontura na população.

Vamos entender um pouco melhor esse quadro?

Conteúdo:

O que é TPPP (“vertigem fóbica”)?

A Tontura Postural Perceptual Persistente (TPPP), popularmente conhecida como “Vertigem Fóbica”, é uma doença vestibular crônica que afeta o sistema vestibular (responsável pelo equilíbrio).

Caracteriza-se por tonturas constantes, sensação de cabeça pesada ou vazia, instabilidade, e visão nebulosa. A TPPP geralmente surge após um episódio súbito de perda de equilíbrio, que desencadeia um estado de hipervigilância postural, onde o paciente fica excessivamente atento ao seu equilíbrio, muitas vezes de forma inconsciente. 

Essa condição pode durar de meses a anos e é mais comum em pacientes com histórico de ansiedade ou que desenvolveram ansiedade após o primeiro episódio de tontura.

Como é o tratamento da TPPP?

O tratamento da Tontura Postural Perceptual Persistente (TPPP) envolve três passos principais:

  • medicação: usamos antidepressivos, especialmente os Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS), para regular a ação de neurotransmissores envolvidos no quadro;
  • reabilitação do equilíbrio: consiste em ajudar o paciente a sair do estado de hipervigilância postural e a depender menos de pistas visuais e proprioceptivas no ambiente para ajustar o equilíbrio;
  • Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): este tipo de terapia identifica comportamentos e crenças prejudiciais, ajudando o paciente a ressignificar pensamentos e emoções associados ao evento que desencadeou a TPPP e controlar melhor a ansiedade.
Recomendado para você:  Dra Nathália Prudencio: otoneurologista em São Paulo

Embora a TPPP seja uma doença crônica e não tenha cura definitiva, a maior parte dos pacientes apresenta melhora significativa após o início do tratamento, conseguindo voltar a exercer suas atividades diárias normalmente.

Qual médico trata TPPP?

Tendo em vista que a tontura é geralmente o sintoma mais marcante na TPPP, você deve procurar um otorrinolaringologista. 

Entretanto, você pode ter um diagnóstico e um acompanhamento mais detalhado com um médico otoneurologista, que é o especialista em doenças vestibulares e condições relacionadas ao equilíbrio. 

Este profissional está capacitado para diagnosticar e tratar a TPPP, além de coordenar um tratamento multidisciplinar que pode envolver medicação, reabilitação do equilíbrio e terapia cognitivo-comportamental. 

A Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista e está disponível para atendimento por teleconsulta e também presencialmente em São Paulo. Nossos consultórios estão localizados em Moema e na região de Alphaville e Tamboré.

Você pode agendar a sua consulta pela plataforma Doctoralia ou pelo WhatsApp (clique no no botão abaixo).

Saiba mais:

 


Você confere orientações e dicas sobre esse e outros assuntos aqui no blog e também no Facebook, no Instagram e no YouTube.