Zumbido no ouvido após um show: por que acontece, sinais que merecem atenção e quando procurar um médico
Após eventos barulhentos, como festas, shows e festivais, é comum experimentar zumbido no ouvido, um sintoma geralmente transitório causado pela agressão sofrida pelas células do ouvido devido à exposição a sons muito intensos. Na maioria das pessoas, o zumbido desaparece após algumas horas, mas em alguns casos pode se tornar permanente.
Após uma festa ou um show — geralmente com sons em volume muito alto —, é comum perceber um zumbido persistente nos ouvidos, uma sensação que pode deixar muitas pessoas preocupadas. Você sabe por que isso acontece?
Em ambientes barulhentos ou até mesmo ao usar fones de ouvido em volume elevado, a pressão sonora pode exceder o limite seguro para nossos ouvidos, causando danos às células sensoriais.
Na maioria das vezes, essa condição é transitória e desaparece após algum tempo, mas é fundamental entender suas causas e saber como lidar com ela, especialmente se o sintoma persistir além do esperado — o que pode sim indicar alterações auditivas importantes.
Neste texto, explico como tudo isso acontece, oriento sobre o que fazer nessas situações e também trago algumas dicas de cuidados preventivos ao frequentar locais com som muito alto. Continue a leitura para conferir!
Conteúdo:
- É normal ficar com zumbido no ouvido depois de uma festa ou show?
- Mas, afinal, o que é zumbido no ouvido?
- Como acabar com o zumbido depois de um show?
- E se o zumbido não for embora?
É normal ficar com zumbido no ouvido depois de uma festa ou show?
Sim, é normal experimentar zumbido no ouvido depois de uma festa ou show, especialmente se o ambiente apresentava sons muito intensos — e o mesmo vale para pessoas que passaram muito tempo usando fones de ouvido em volume elevado.
Como dito, o zumbido ocorre como consequência da lesão causada pela agressão sofrida pelas células do ouvido interno durante a exposição ao som alto.
Na maioria dos casos, o sintoma é transitório, pois as células do ouvido conseguem se recuperar e normalizar completamente o seu funcionamento. Entretanto, a depender do grau da lesão ou da sensibilidade do indivíduo, os danos auditivos podem ser permanentes.
Se o zumbido persistir, especialmente quando associado a outros sintomas, como perda auditiva ou sensação de ouvido tapado, é fundamental procurar um otorrinolaringologista ou umotoneurologista(especialista em zumbido) para avaliar a lesão.
Mas, afinal, o que é zumbido no ouvido?
O zumbido no ouvido é um som percebido sem uma fonte sonora externa, que pode surgir devido a diversas alterações e doenças relacionadas à função auditiva e ao processamento do som pelo cérebro.
Embora as causas específicas de cada sintoma possam variar, muitas condições que afetam o sistema vestibular podem causar uma combinação de tontura, zumbido e vertigem.
Além disso, o zumbido também pode ser causado por distúrbios neurológicos, alterações vasculares próximas ao ouvido, disfunções na articulação temporomandibular, entre outras causas e fatores associados, como estresse, ansiedade e depressão.
A maioria dos pacientes que apresentam zumbido permanente trazem uma série de motivos para ter o sintoma, sendo a perda ou lesão auditiva uma das razões principais.
Como acabar com o zumbido depois de um show?
O repouso auditivo é o melhor a fazer ao experimentar um zumbido após um show ou qualquer outro tipo de exposição a sons muito altos. Consiste em evitar locais e fontes sonoras ruidosas por um tempo para permitir que as células e estruturas do seu ouvido se recuperem completamente.
É preciso ter calma e paciência, pois o tempo de recuperação varia e pode se estender ao longo de dias. Em casos de trauma acústico, o uso de corticoides pode auxiliar no processo de recuperação, mas devo ressaltar que não existem medicamentos comprovadamente capazes de melhorar o zumbido de forma imediata. Alguns deles, inclusive, como a aspirina, podem até agravar o sintoma. O silêncio, portanto, é o melhor remédio.
- Leia também: Doutora, existe remédio para o zumbido no ouvido?
E se o zumbido não for embora?
Como explicado, caso o zumbido no ouvido persista, mesmo após o repouso auditivo, é importante investigar o sintoma com um médico.
A permanência do zumbido depende de uma série de fatores, como a intensidade e o tempo de exposição ao som, quadros preexistentes e características individuais — algumas pessoas são mais suscetíveis a danos auditivos do que outras, especialmente aquelas que já apresentam algum tipo de lesão na audição.
- Aproveite e leia: Os 7 sinais de perda auditiva que você deve ficar atento
Mesmo que o zumbido se torne crônico, é importante que você saiba que existem diversos recursos e tratamentos disponíveis para garantir a sua produtividade e a sua qualidade de vida. O primeiro passo é consultar um médico especialista para obter um diagnóstico preciso e, a partir dele, discutir as opções de tratamento mais adequadas ao seu caso em específico.
É claro que a melhor atitude é se prevenir, ou seja, cuidar muito bem da sua audição ao longo de toda a vida, começando o quanto antes, especialmente ao frequentar festas e shows. Continue no blog e confira 5 cuidados com a audição para tomar no carnaval, mas que valem para qualquer outra época ou evento!