Enxaqueca e Tontura: Entenda a Enxaqueca Vestibular | Dra Nathália Prudencio

A Enxaqueca Vestibular é um quadro caracterizado por crises de enxaqueca e tontura associadas. A Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista, especialista em tontura e zumbido, e está disponível para atendimento por teleconsulta e em consultório, em São Paulo.

Embora possa afetar pessoas de todas as idades e sexos, a Enxaqueca Vestibular é um diagnóstico frequente em mulheres adultas com histórico de enxaqueca.

É uma doença crônica relativamente comum e que pode ser controlada com o tratamento adequado e a adoção de medidas preventivas.

Continue a leitura para saber mais.

Conteúdo:

Dor de cabeça e tontura

A dor de cabeça e a tontura são os principais sintomas da Enxaqueca Vestibular.

A dor de cabeça da enxaqueca geralmente provoca uma sensação de pulsar, se manifesta em apenas um dos lados da cabeça e vem acompanhada de maior intolerância à luz e barulho. Já a tontura, se apresenta normalmente como vertigem, a famosa sensação de sentir o ambiente ou o próprio corpo girar. 

As crises podem se estender de minutos até dias, e nem sempre os dois sintomas se manifestam juntos. Outros sintomas também podem ser observados, como zumbido no ouvido e sensação de ouvido tapado.

Leia também:

Médico para Enxaqueca Vestibular

O médico que cuida de dor de cabeça e tontura é o otorrinolaringologista, com destaque para o otoneurologista, que é o otorrino especialista em tontura e sintomas associados.

A Enxaqueca Vestibular pode ser diagnosticada por outros especialistas, mas o mais recomendado é consultar um médico otorrino, preferencialmente um otoneuro.

A doença pode se manifestar de maneiras variadas, exigindo tratamento personalizado. Além dos citados, outros profissionais da saúde podem ser envolvidos no tratamento, a depender das necessidades de cada paciente.

Recomendado para você:  Vicog serve para labirintite (tontura)? Quando devo utilizar esse medicamento?

Dra Nathália Prudencio 

Dra Nathália Prudencio é médica otoneurologista, especialista em tontura e zumbido, e está disponível para atendimento por teleconsulta e também em consultório, em São Paulo.

Nathália é graduada em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com residência em otorrinolaringologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. 

É especialista em otorrinolaringologia e cirurgia cérvico facial pela ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial) e especialista em otoneurologia e Mestre pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo.

Seus consultórios estão localizados em Moema e na região de Alphaville e Tamboré, São Paulo. Você pode agendar a sua consulta pela plataforma Doctoralia ou pelo WhatsApp (clique no no botão abaixo).

 


Você confere orientações e dicas sobre esse e outros assuntos aqui no blog e também no Facebook, no Instagram e no YouTube.