Doutora, a sensação de ouvido tapado é sinal de algo grave?
Embora indolor na maioria dos casos, a sensação de ouvido tapado ou entupido pode ser bastante incômoda. É um sintoma muito comum e que merece atenção, pois pode ser um indicativo de doenças ou lesões auditivas importantes.
A sensação de ouvido tapado é frequentemente descrita como um bloqueio ou pressão, fazendo com que o ouvido pareça “cheio” ou “entupido”. Há quem diga que é como se o som “ecoasse dentro da cabeça”.
Esse desconforto pode afetar um ou ambos os ouvidos, gerando uma sensação de assimetria auditiva, e pode variar em intensidade e duração, dependendo da causa que o originou.
Em relação à audição, o bloqueio costuma resultar em dificuldades para ouvir claramente, fazendo com que os sons pareçam abafados ou distorcidos. Essa alteração auditiva pode ser frustrante, exigindo que a pessoa se esforce para ouvir conversas ou outros sons ao seu redor.
Além das mudanças auditivas, a pressão no ouvido pode causar desconforto ou dor (leve a moderada), especialmente ao falar, engolir ou bocejar, ou ao realizar atividades que causem algum impacto, como correr. Às vezes, essa pressão é tão intensa que a pessoa sente a necessidade de “desentupir” o ouvido.
A sensação de ouvido tapado pode ser provocada por infecções ou inflamações, geralmente acompanhadas de sintomas adicionais, mas também pode ser transitória, como um reflexo da mudança de pressão atmosférica ambiente.
Com a persistência da condição, a pessoa pode sentir ansiedade e frustração, inclusive porque a dificuldade auditiva pode prejudicar a comunicação e as interações sociais, além de aumentar a irritabilidade, contribuindo para um sentimento de isolamento e estresse.
Várias condições podem causar a sensação de ouvido tapado, sendo uma das mais comuns o acúmulo de cera, que obstrui o canal auditivo. Muito frequente na população, o acúmulo de cera muitas vezes é agravada pelo uso de cotonetes, que tendem a empurrar a cera para dentro — ao contrário de limpá-lo, como muitos pensam.
Outra causa comum é a entrada de água no ouvido, frequente em atividades aquáticas e de mergulho. Nestes casos, a água acumulada pode criar desconforto, mas também aumentar o risco de infecções se não for removida adequadamente.
Mudanças de pressão do ar, como durante voos, também podem resultar em ouvido entupido, devido à dificuldade de equalização da pressão entre os ouvidos, mas costuma ser passageira.
Problemas mais sérios relacionados à sensação de ouvido tapado incluem infecções, que podem obstruir a tuba auditiva causando sensação de pressão, e infecções no ouvido médio, como as otites, que além da sensação de ouvido tapado também podem gerar dor e tontura.
Causas menos comuns incluem bruxismo (ranger involuntário dos dentes que provoca tensão na mandíbula), disfunções na articulação temporomandibular, processos degenerativos e inflamatórios, alterações em músculos do ouvido médio, colesteatoma (que é um crescimento anormal de epitélio no ouvido médio), entre outros diagnósticos.
O ouvido tapado geralmente melhora espontaneamente, principalmente se estiver associado a alteração de pressão no ouvido médio, mas nos casos em que a sensação persiste por muitos dias, é essencial buscar a avaliação de um otorrinolaringologista.
Para o diagnóstico, o médico costuma realizar um exame físico, com objetivo de identificar eventuais bloqueios (como a cera) ou infecções e prescrever tratamentos que podem incluir lavagem do ouvido (para remoção do cerume), antibióticos (para infecções bacterianas) ou anti-inflamatórios, entre outros procedimentos.
Após o tratamento, é interessante adotar medidas preventivas, como proteger os ouvidos em atividades aquáticas e evitar ambientes muito barulhentos. Essas atitudes sempre são benéficas e ajudam a manter a sua saúde auditiva em dia.
Se você está sofrendo com sensação de ouvido tapado e outros sintomas, não deixe de consultar um médico, ok?
A sensação de ouvido também é um sintoma associado à perda auditiva, especialmente quando surge junto a outros sinais, como o zumbido. Confira também: Os 7 principais sinais de perda auditiva que você deve ficar atento!